sexta-feira, 25 de março de 2011

Quarteto Lopes-Graça toca em Évora

Concertos

Quarteto Lopes-Graça toca em Évora

O concerto previsto para as 18:30 é antecedido, às 14:30, por um ensaio aberto–conferência pelo quarteto em que a temática será a música portuguesa e a experiência de trabalho com os compositores do Quarteto Lopes-Graça, segundo uma nota da Associação Eborae Mvsica, um dos promotores do Festival.
Constituem o Quarteto Lopes-Graça Luís Pacheco Cunha e Anne Victorino d'Almeida (violinos), Isabel Pimentel (violeta) e Catherine Strynckx (violoncelo).
As peças criadas por encomenda do Festival e que no seu âmbito tiveram já estreia mundial, são "Quarteto de Arcos", de Anne Victorino d'Almeida, "Quarteto de Cordas", de Jorge Costa Pinto, e "Prelúdio à Sesta das Cigarras", de Amílcar Vasques-Dias.
Completa o programa do concerto, "Quarteto de Cordas", composto em 1910 por Luís de Freitas Branco.
Iniciado em Novembro passado, precisamente no Convento dos Remédios, o festival "é cem por cento português e visa conciliar o público com a produção contemporânea da música de câmara", disse Alejandro Erlich-Oliva, um dos músicos da organização.
Erlich-Oliva citou os compositores Luís Freitas Branco, Fernando Lopes-Graça, Alfredo Keil e Joly Braga Santos, como "os grandes mestres orientadores do festival".
O CriaSons tem um orçamento de 40.000 euros, revelou à Lusa o violinista Luís Pacheco Cunha, que integra a organização.
O violinista afirmou ainda que este festival "trava duas frentes de batalha: cativar o público e sensibilizá-lo para a excelência da composição contemporânea portuguesa", entendendo esta "não só exclusivamente do ponto de vista estético, mas porque são compositores vivos".
O Festival já passou por Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Pombal, Lisboa, Funchal e Évora.
(ES)



Sem comentários:

Enviar um comentário