terça-feira, 15 de março de 2011

GUIdance, festival de dança contemporânea em Guimarães

Cultura Outros

GUIdance, festival de dança contemporânea em Guimarães

A 1ª edição do GUIdance, festival dedicado à dança contemporânea, terá lugar de 10 a 19 de Março no Centro Cultural Vila Flor de Guimarães.

Segundo a organização estarão presentes algumas das mais conhecidas companhias nacionais e internacionais, como é o caso da Australian Dance Theatre que vem a Portugal, pela primeira vez, para participar propositadamente no GUIdance.
"Be Your Self", da Australian Dance Theatre, marcará a abertura da 1ª edição do GUIdance, neste dia 10 de Março, pelas 22:00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Criado por Garry Stewart, director artístico da Australian Dance Theatre, "Be Your Self" é uma performance extraordinária que explora a natureza do ser humano e da sua individualidade.
Nas fronteiras da dança contemporânea, "Be Your Self" conjuga dança, música, palavra, vídeo e arquitectura numa experiência tridimensional intemporal.
"Be Your Self" foi co-produzido por diversas instituições e espaços culturais internacionais, entre as quais se inclui o Centro Cultural Vila Flor.

Para a noite de 11 de Março, Amélia Bentes apresenta "Mapacorpo", um espectáculo que cruza a dança com o desenho digital, em tempo real, e a música ao vivo.
"Mapacorpo" é um dueto no feminino com Amélia Bentes e Leonor Keil, duas intérpretes e criadoras conhecidas do público, com percursos idênticos, uma estética comum, mas distintas nas suas fisicalidades.
O espectáculo junta no mesmo espaço cénico a dança, a música e o desenho gráfico; para além do dueto protagonizado por Amélia Bentes e Leonor Keil, actuam, o músico Vítor Rua e o desenhador digital Jorge Gonçalves.

"Rosas danst Rosas", de Anne Teresa De Keersmaeker, que protagoniza um dos momentos altos do Festival, será apresentado na noite de 12 de Março.
Com mais de trinta anos sobre a sua criação "Rosas danst Rosas" é hoje considerado um clássico da dança contemporânea.
Em 1982, com "Fase", a sua primeira criação, já a jovem coreógrafa e bailarina Anne Teresa De Keersmaeker era uma revelação, devido ao impacto da linguagem gestual repetitiva e pós-modernista presente no espectáculo. Um ano mais tarde, a coreógrafa voltou a causar surpresa com "Rosas danst Rosas", cuja obra é de uma força notável. "Rosas danst Rosas" conheceu de imediato um enorme sucesso internacional.

Os espectáculos do GUIdance continuam nos dias 16 e 17 de Março,pelas 22:00 e pelas 11:00 respectivamente, com "entre todas as coisas", o segundo objecto coreográfico criado no âmbito do Projecto B, de Teresa Prima.
O Projecto B, em desenvolvimento desde Janeiro de 2009, é um projecto de pesquisa, experimentação,



Zita Ferreira Braga


Sem comentários:

Enviar um comentário