terça-feira, 1 de março de 2011

"Cinema de Bairro" no Malaposta

Cinema

"Cinema de Bairro" no Malaposta

Cinema de Bairro contou com a coordenação de Rui Simões, Pedro Sena Nunes, João Pinto Nogueira, Leonor Areal, Marta Pessoa e será exibido a 25 de Fevereiro, pelas 21:30 na sala de cinema do Centro Cultural Malaposta.Esta apresentação terá um debate com a presença dos coordenadores.
Um documentário realizado por jovens moradores de bairros sociais de todo o país.
Um olhar inocente, cúmplice e real. Histórias de um dia-a-dia desconhecido.
Em parceria com entidades locais, cinco realizadores/formadores da área do cinema documental juntaram-se a jovens moradores de bairros sociais do país. Filmar histórias reais foi o motivo do encontro.
25 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos e moradores nos bairros de Mataduços, em Guimarães, Bairro da Rosa em Coimbra, Casal da Mira na Amadora, Bairros I e II em Beja e Bairro da Rua da Armona e das Panteras Cor-de-Rosa em Olhão, romperam a rotina, nem sempre fácil, e abraçaram a experiência do cinema.
O processo que decorreu entre Março e Abril de 2010, foi conduzido e orientado pelos cineastas João Pinto Nogueira, Leonor Areal, Pedro Sena Nunes, Rui Simões e Marta Pessoa.
Entre a introdução ao audiovisual e as filmagens das histórias apresentadas pelos jovens, nasceram novos pontos de vista dos bairros sociais portugueses.
Pontuado por experiências negativas e positivas, "Cinema de Bairro" tenta mostrar o outro lado do "viver" num bairro social.
Quebrando preconceitos vivenciados pelos seus intervenientes, mas também demonstrando diversos aspectos positivos de viver num espaço raramente integrado e muitas vezes desconhecido, encontraram-se energias e sinergias que, por vezes, conscientemente são esquecidas.
No final resulta uma longa-metragem documental com características muito próprias onde se descrevem histórias e ambientes com os quais os jovens envolvidos crescem, se identificam-se e têm força para mudar.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário