domingo, 20 de março de 2011

Albufeira acolhe Festival Internacional de Teatro

Teatro

Albufeira acolhe Festival Internacional de Teatro

Inteiramente gratuita, a 4ª edição do Festival Internacional de Teatro de Albufeira abre com a Companhia SoirJaa, que apresentará pelas 17:00, a comédia "A boda dos pequenos burgueses", de Bertolt Brecht.
A encenação é de João Bilou, e a peça conta com a presença em palco de 16 actores e retrata uma "boda" característica da alta burguesia, à qual os noivos não pertencem.
Os amores e dissabores do casal são alvo de uma caricatura forte por parte dos actores que os representam.
"Conversas entre Álvaro de Campos e Alberto Caeiro" é o nome do espectáculo que no dia 23, pelas 21:30, será interpretado pelos actores Paulo Moreira e Fernando Rebelo, que simulam diálogos imaginários entre os dois heterónimos de Fernando Pessoa.

A c:T:c, a companhia anfitriã do Festival, levará à cena duas produções. "O Marinheiro", de Fernando Pessoa, estará em cartaz no dia 24, pelas 21:30. Trata-se de um texto dramático escrito em apenas dois dias, que nunca chegou a ser representado na presença do autor.
Mesmo hoje, são poucas as encenações desta peça que Fernando Pessoa subintitulou de "drama estático".

No dia 25, pelas 21:30, será apresentada a peça "Os Imortais", de Hélder Prista Monteiro, um reconhecido dramaturgo português contemporâneo.

Frequentemente inserida no teatro do absurdo, a sua obra aborda a fragilidade do equilíbrio nas relações humanas, apelando na sua subtileza trágico-irónica para uma transformação social.

A leitura encenada de "Os papéis de Trigorin" por diversas companhias de teatro será o destaque para sábado, dia 26, pelas 21:30, numa homenagem ao centésimo aniversário do galardoado dramaturgo norte-americano Tenessee Williams.
O Festival de Teatro encerra a sua 4.ª edição, no dia 27, pelas 11:30, com a peça infantil "Alice, Alice, Alice", interpretada pela Companhia Magia e Fantasia.
Esta versão do clássico "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, conta a história de Alice numa colorida viagem com cenários e figurinos que constroem um fascinante mundo, onde surgem referências ao teatro do absurdo numa linguagem acessível às crianças.
Ainda dirigida aos mais pequenos, a peça "Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" será exibida no dia 24, pelas 11:30.
Esta é a 13ª produção da Propositário Azul – Associação Artística -e narra a história de um amor inesperado entre um Gato pobre e com má fama e uma gentil Andorinha, filha de gente nobre.
O texto, escrito em 1948 por Jorge Amado, é transformado num espectáculo repleto de música, de luz, de vídeo e com uma preocupação acentuada na construção das personagens, facilitando a empatia e a interactividade que se pretende com o público escolar.
"Cartas de Amor de Fernando e Ophélia" é outra das peças destinadas ao público escolar, que retrata o universo das cartas de amor trocadas por Fernando Pessoa e Ophélia Queiroz.
Através da interpretação de textos do poeta, o espectáculo ressalta características marcantes da obra de Pessoa, que pretende estimular a criação literária e aproximar os estudantes da vida e obra do escritor.

Entre as actividades paralelas, haverá espaço para a palestra "O texto dramático de Fernando Pessoa – 32 textos por conhecer" apresentada por Fernando André, a partir das investigações de Luísa Monteiro, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e do Instituto de Estudos do Modernismo (Universidade Nova de Lisboa).
O Festival T, que já faz parte do roteiro cultural do concelho, tem por objectivo promover o Teatro como veículo cultural, dando a conhecer ao público os grupos de teatro amador e incentivando as companhias a dar continuidade às suas produções.



Maria de Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário