domingo, 20 de março de 2011

Orquestra do Algarve tem novo maestro titular

Lazer Outros

Orquestra do Algarve tem novo maestro titular

Pedro Neves, 35 anos, é o novo maestro titular da Orquestra do Algarve, substituindo Osvaldo Ferreira, que irá dirigir a Orquestra Sinfónica de Curitiba no Brasil, facto que foi noticiado hoje pela agência Lusa.

Cesário Costa, director artístico da Metropolitana de Lisboa continuará como principal maestro convidado, funções que ocupou nas temporadas de 2008 e 2009.
Ao longo temporada que ora começou, a Orquestra do Algarve será também dirigida por Álvaro Cassuto, Rui Pinheiro, Jorge Alves e John Avery. Nicolas Koeckert mantém-se como artista associado da temporada.
Pedro Neves, de 35 anos, assume funções "no âmbito da reorganização da orquestra neste momento a decorrer", segundo comunicado da Orquestra.
É maestro desde 1988, desempenha funções de professor na Academia Superior de Orquestra da Metropolitana e é maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho.
Pedro Neves é natural de Águeda tendo fundado a Outrarte, uma associação musical multidisciplinar, ao mesmo tempo que tem mantido colaboração com outros projectos como a Camerata Alma Mater que abriu, o ano passado, a Temporada de Música dos Açores.
Entrevistado pela agência Lusa Pedro Neves afirmou que a sua prioridade será
" lutar por um crescimento artístico e musical", mas tem "ideias novas em termos organizativos para a próxima temporada".
"É um desafio porque é um projeto interessante com uma orquestra profissional com grande capacidade de desenvolvimento", acrescentou Pedro Neves.
Pedro Neves assume a titularidade da Orquestra mas não a direcção artística, que será garantida por uma comissão, um modelo diferente e inovador. O maestro esclareceu: "Haverá uma comissão artística composta por mim, pelo principal maestro convidado, pelo presidente e pela directora da orquestra", adiantou . "Este é um modelo algo inovador e viável", disse.
Pedro Neves afirmou também que "por enquanto assumirá todas as funções que lhe estão adstritas", nomeadamente maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho, Camerata Alma Mater e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa.



Zita Ferreira Braga


Sem comentários:

Enviar um comentário