sexta-feira, 4 de março de 2011

Na Mealhada existem registos de brincadeiras de Carnaval desde 1914

Turismo

Na Mealhada existem registos de brincadeiras de Carnaval desde 1914

O Hardmusica falou com o presidente da Associação Carnaval da Bairrada (ACB), onde nos contou que poderão os foliões esperar nesta edição do carnaval da Mealhada.

Fernando Saldanha que faz parte da direcção da ACB à mais de 30 anos, ocupando o lugar de presidente desde 2007, falou ao Hardmusica sobre os pontos altos desta edição, do rei, da tradição.

O Carnaval da Bairrada nasceu em 1914, embora a ACB só tenha sido criada em 1970. A sua criação deveu-se a um "grupo de pessoas que tiveram a ousadia de fazer um carnaval à mais arrojado", confessou Fernando Saldanha.

A influência dos estudantes brasileiros na região faz com que o nome fosse Carnaval-Luso Brasileiro, havendo o interesse de convidar todos os anos um actor de uma novela brasileira que seja emitida em Portugal.

Compete à Associação toda a organização do programa do Carnaval da Bairrada, onde consta desfile carnavalesco, a animação nocturna, o Carnaval de Verão e o Festival de Samba.

Fernando Saldanha contou-nos como se processam os bastidores do evento, "na concepção e feitura de todos os carros e alegorias/fantasias, onde a envolvência dos desfilantes e mais um sem número de pessoas, familiares, amigos, são uma mais valia".

A preparação do Carnaval, começa "assim que a Associação e as Escolas arrumam os fatos e fazem as contas".
Em Maio é solicitado às escolas "o que pretendem levar no carnaval seguinte para assim se poderem trabalhar de imediato nos projectos dos carros e alegorias", começando logo a seguir ao Festival de Samba [que se realiza em Setembro], os preparativos e os trabalhos de confecção.


O presidente da ACB afirmou que para este ano as grandes atracções do Carnaval da Mealhada são "o actor brasileiro André Gonçalves [nterpreta o personagem de jair na novela Escrito nas Estrelas], as cinco Escolas de Samba, os sete carros alegóricos, e os vários grupos de critica e animação, as Fanfarras, os gigantones, os mascarados", tudo isto "num desfile com cerca de 1200 figurantes".

Sobre os pontos altos Fernando Saldanha referiu "a apresentação dos temas das Escolas no dia 4, na Tenda Gigante. Os desfiles de domingo e terça-feira, dias 6 e 8 de Março e ainda na terça à noite quando se dá a conhecer o vencedor do Concurso de Escolas de Samba".



António Manuel Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário