terça-feira, 22 de março de 2011

Cinemateca e IndieLisboa homenageiam Júlio Bressane

Cinema

Cinemateca e IndieLisboa homenageiam Júlio Bressane

Com o realizador brasileiro que é o "Herói Independente" do IndieLisboa'11 e que vem ao festival acompanhar uma retrospectiva da sua obra, vem também a conhecida actriz Alessandra Negrini, protagonista dos seus filmes mais recentes.

O IndieLisboa, que vai decorrer de 5 a 15 de Maio, inicia assim uma relação de parceria com a Cinemateca Portuguesa que, juntamente com o Cinema São Jorge, a Culturgest e o Teatro do Bairro, será também uma sala do festival.

São 17 os filmes que serão exibidos nesta retrospectiva de Júlio Bressone, uma cinematografia pouco conhecida em Portugal mas fundamental na história do cinema brasileiro.

Júlio Bressane, que começou por trabalhar como assistente de realização de Walter Lima Júnior, em 1965, é um dos mais importantes representates daquilo a que se chama o Cinema Marginal.

Em 1970, depois do seu filme "Matou a Família e foi ao Cinema" ter sido retirado dos cinemas pela censura brasileira, Bressane exilou-se em Londres, onde permaneceu durante três anos.
Segundo Fernão Pessoa Santos, hsitoriador do cinema brasileiro, "a sua filmografia densa e extensa é um caso singular dentro da proposta narrativa anti-clássica na qual o realizador se situa. O seu cinema é um jogo lúdico entre luz e enquadramento, marcado por um estilo de produção rápido e aberto à improvisação, mas extremamente rigoroso nos resultados".
Que conclui: "Apesar dos representantes do Cinema Marginal não terem sabido articular-se para dominar socialmente os mecanismos de viabilização da produção e distribuição dos seus filmes, a marca duradoura que as suas propostas imprimiram no cinema brasileiro é inegável".
Com 29 filmes já realizados, a mostra do trabalho de Júlio Bressone no IndieLisboa'11, que conta com o apoio fundamental da Embaixada do Brasil, será uma das mais completas de sempre, com 17 títulos em exibição.
O IndieLisboa'11 é uma organizaçãoda Zero em Comportamento - Associação Cultural, em co-produção com a EGEAC e a Culturgest.
Conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa e do Programa MEDIA, da União Europeia.



Zita Ferreira Braga


Sem comentários:

Enviar um comentário