quarta-feira, 9 de março de 2011

Matt Damon protagoniza "Agentes do Destino" de George Nolfi

Cinema

Matt Damon protagoniza "Agentes do Destino" de George Nolfi

Que poder tem o destino sobre as nossas vidas? será que a nossa capacidade de escolha e decisão, o nosso livre arbítrio é capaz de contrariar esse destino?

Estas são as questões que afloram o nosso espírito durante o filme de George Nolfi, "Agentes do Destino" baseado num conto de Phillip K. Dick.
Mas de uma coisa temos a certeza. Se a intenção do filme é levantar questões e isso consegue-o sem dúvida.

Será que há um plano que determina a nossa vida até ao pormenor? Quem determina esse plano? Há agentes para controlar a sua execução?

Neste filme, onde temos Matt Damon e Emily Blunt nos principais papés, seguimos David Norris, um político que está prestes a ganhar o seu lugar no Senado americano.
A determinada altura conhece uma bailarina chamada Elise Sellas, que acredita ser a mulher dos seus sonhos.
Mas cedo percebe que circunstâncias misteriosas e esforços ocultos começam a atrapalhar.
E é aqui que começa o jogo entre o destino e o livre arbítrio, uma resistência ao pre-destinado e a luta pelo que se quer e se ama.
E mais uma pergunta nos surge: será o Amor a força que prevalece,
a tal que faz mover o Mundo?

Falar da interpretação de Matt Damon e de Emily Blunt não é facil porque a densidade da trama abafa e absorve o olhar do espectador que não acompanha os actores mas acompanha a história que os actores contam. Talvez resida aí exactamente a qualidade da sua interpretação e a qualidade da realização.

São muitas as dúvidas que nos ficam quando a palavra Fim surge no ecran e procurar as respostas não parece tarefa facil.

"Agentes do destino" chega às salas de cinema a 10 de Março e é um filme que vale a pena ver, com atenção.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário