quarta-feira, 9 de junho de 2010

Segurança alimentar: UE combate a fome nos países em desenvolvimento

 
Segurança alimentar: UE combate a fome nos países em desenvolvimento
 
A Comissão Europeia adoptou a 31 de Março dois novos enquadramentos estratégicos da UE para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentarem o problema da segurança alimentar, quer em situações de urgência, quer a longo prazo. O objectivo é registar progressos na realização do Objectivo de Desenvolvimento do Milénio de erradicar a pobreza e a fome, optimizando a eficácia da ajuda humanitária em situações de crise em que a insegurança alimentar coloca vidas humanas em perigo. Mais Informações em IP/10/404 e MEMO/10/119.
 
Impacto da crise económica global na competitividade e divergência das balanças de transacções correntes na zona euro
 
A nova edição especial do relatório trimestral sobre a zona do euro efectua uma avaliação exaustiva do impacto da crise nas divergências externas na zona euro. Após uma década de divergência, a crise económica global provocou um reequilíbrio parcial das balanças de transacções correntes na zona euro. A atenuação das diferenças entre os Estados Membros tem causas tanto estruturais como cíclicas e poderá ser parcialmente invertida com a retoma económica. A crise veio sublinhar a necessidade de reformas na zona euro e de uma maior coordenação entre os Estados-Membros. Uma resposta política ambiciosa e coordenada pode facilitar os necessários processos de ajustamento, melhorando igualmente as perspectivas de crescimento a longo prazo. Superar estes desafios é um dos principais objectivos da nova estratégia Europa 2020 para um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo. Desenvolvimento em IP/10/398.
 
Comissão publica novo logótipo biológico da União Europeia
 
O novo logótipo para os produtos biológicos já foi publicado pela Comissão Europeia no Jornal Oficial da União Europeia (Regulamento nº 271 - JO L 84, página 19). A utilização do novo logótipo será obrigatória a partir de 1 de Julho de 2010 e aparecerá progressivamente no mercado ao longo de um período de transição de dois anos. O novo logótipo indica que um produto é plenamente conforme com as normas europeias para a agricultura biológica. Juntamente com o logótipo biológico, haverá igualmente um número de código para identificar o organismo certificador e a indicação do local de cultivo das matérias-primas agrícolas integradas no produto. Embora não seja autorizada qualquer alteração do logótipo ou a sua combinação com outros elementos, é possível associá-lo aos rótulos nacionais ou privados já existentes. O novo logótipo apresenta 12 estrelas que formam uma folha vegetal sobre uma bandeira verde. A "Eurofolha" foi concebida por Dušan Milenkovic, vencedor do concurso para o novo logótipo biológico da UE (ver IP/10/142). Para mais informações sobre as normas e o funcionamento do novo logótipo biológico da UE será brevemente publicado um manual do utilizador em: http://ec.europa.eu/agriculture/organic/home_pt. O novo regulamento sobre agricultura biológica, em vigor desde 1 de Janeiro de 2009, estabelece normas unificadas para os produtos biológicos. O logótipo biológico destina-se a aumentar a confiança dos consumidores e a promover a agricultura biológica europeia e será utilizado nos produtos biológicos pré-embalados, tanto dentro como fora das fronteiras da UE.
 
COLUNA DE ABILIO LIMA - http://www.raizonline.com/vinteeoito.htm
 
 


Hotmail: Correio electrónico fidedigno com protecção anti-SPAM poderosa. Inscreva-se já.

Sem comentários:

Enviar um comentário