sexta-feira, 25 de junho de 2010

Agências europeias: diálogo na Comissão, Parlamento e Conselho

Agências europeias: diálogo na Comissão, Parlamento e Conselho

Após o lançamento no ano passado de um diálogo sobre o funcionamento das agências europeias, os responsáveis políticos da Comissão, do Parlamento e do Conselho da União Europeia encontraram-se de novo a 19 de Maio em Estrasburgo para fazerem o ponto da situação quanto às acções em curso e estabelecer um roteiro para os futuros trabalhos. As três instituições comprometeram-se a chegar, até 2011, a um acordo para melhorar o funcionamento das agências. Informações em IP/10/582.

Produção no sector da construção sobe 7,6% na zona euro e 6,8% na UE

Em Março, em comparação com o mês anterior, a produção no sector da construção, corrigida das variações sazonais, aumentou 7,6% na zona euro e 6,8% na UE. Em Fevereiro, a produção diminuíra 7,2% e 5,3%, respectivamente. Em relação a Março do ano passado, a produção registou uma descida de 5,2% na zona euro e de 2,4% na UE. Info em STAT/10/73.

UE adopta novas medidas para melhorar condições habitacionais das comunidades ciganas

O Parlamento Europeu deu luz verde a uma proposta da Comissão Europeia, que possibilita o uso de financiamentos europeus às regiões para melhorar as condições de habitação de comunidades marginalizadas. Esta medida, anteriormente acordada pelos Estados-Membros, será particularmente bem acolhida pela população cigana, que se calcula representar na Europa cerca de 10 a 12 milhões de pessoas a viver muitas vezes em condições extremas de pobreza e segregação. Mais Desenvolvimento em IP/10/589.

Dia Mundial da Biodiversidade: Milhares de pessoas em ligação com a Natureza no quadro de uma campanha da UE

A 22 de Maio celebrou-se o Dia Mundial da Biodiversidade e, apesar dos esforços em todo o mundo, há estudos que mostram que a biodiversidade - toda a variedade de formas de vida no planeta - está a diminuir a um ritmo alarmante. Uma campanha inovadora da UE, centrada nesta mensagem, está a atrair a atenção de milhares de pessoas em toda a União Europeia e para além das suas fronteiras. O sítio Web da campanha já foi consultado por mais de meio milhão de pessoas e mais de 56 000 interessados manifestaram apoio à campanha no Facebook. A Comissão está a assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade com uma série de eventos em seis países seleccionados: Espanha, Países Baixos, Bulgária, Roménia, Polónia e Itália. Mais Informações em IP/10/596.

COLUNA DE ABILIO LIMA - http://www.raizonline.com/vinteeoito.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário