segunda-feira, 27 de junho de 2011

Folclore da Indonesia

COMPANHIA BIREUN SEUDATI UPH


 

COMPANHIA BIREUN SEUDATI UPH
30 Julho
companhia BIREUN SEUDATI UPH
dança indonésia
21.30
Auditório

Bireun Seudati, a companhia profissional de dança da Universidade Pelita Harapan (UPH), de Jacarta, foi criada em 2005, como forma de os jovens universitários partilharem as suas ideias sobre arte, tradição e herança cultural.
O riquíssimo folclore da Indonésia, um país com 700 grupos étnicos espalhados por milhares de ilhas, tem viajado pelo mundo graças à companhia profissional de dança da Universidade Pelita Harapan (UPH), de Jacarta. Cerca de duas dezenas de bailarinos em palco apresentam coreografias e trajes tradicionais, acompanhados de um grupo de músicos num espectáculo pleno de cor e de sonoridades exóticas.
A dança indonésia, a par da música e dos trajes, reflectem a diversidade étnica e cultural do país: populações de raiz austronésia, formas tribais melanésias e populações de influência asiática e até ocidental, por via da colonização. Cada grupo étnico tem as suas danças próprias o que faz que, no país, existam mais de 3000 danças originais, divididas em três períodos - a era pré-histórica, a era hindu/budista e a era do Islão – e em dois grandes géneros: a dança da corte e a dança folclórica.


1 comentário: