segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Cidade dos Mortos

A Cidade dos Mortos


‎Ontem, ‎12‎ de ‎Junho‎ de ‎2011, ‏‎20:30:39 | bestcineIr para o artigo completo
“A Cidade dos Mortos”, no Cairo, é a maior necrópole do mundo. Um milhão de pessoas vivem dentro do cemitério – em casas tumulares ou nos edifícios que cresceram em redor. Dentro do cemitério há de tudo: padarias, cafés, escolas para as crianças, teatros de fantoches… “A Cidade dos Mortos” estende-se por mais de dez quilómetros ao longo de uma auto-estrada, mas não deixa de ser uma aldeia, com mães à caça de um bom partido para as filhas, rapazes a correr atrás das raparigas, disputas entre vizinhos. Preparado e rodado ao longo de cinco anos (2004-2009), este filme procura dar a ver o a alma invisível deste cemitério.
A Cidade dos Mortos
Sinopse:
Cairo, Egipto. Um cemitério que é uma cidade dentro da própria cidade, ao longo de dez quilómetros de auto-estrada.
Entre túmulos, ou dentro deles, um milhão de pessoas monta as suas casas sobre os familiares que partiram. Tudo nesta cidade é igual a qualquer outra: existem lojas, oficinas, cafés, escolas.
“Aquele, no filme, é o ‘meu’ cemitério do Cairo, é a expressão daquilo que sinto”, confessa Sérgio Tréfaut que afirma ainda encontrar-se nesta simultaneidade: “a consciência da materialidade das coisas, a podridão da carne, o estarmos próximos dos vermes e uma enorme capacidade espiritual daquelas pessoas, uma enorme fé e energia na vida. Uma noção da finitude das coisas sem resignação nem niilismo”.
Trailer:
Realizador: Sérgio Tréfaut
Argumento: Sérgio Tréfaut
Intérpretes: (nada a assinalar)
Estreia Mundial: 2009
Estreia em Portugal: 14 de Abril de 2011
Mais Info: IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário