quinta-feira, 2 de junho de 2011

Serpa cria o "Musibéria"

Cultura Outros

Serpa cria o "Musibéria"

Segundo declarações de João Rocha, presidente da edilidade, veiculadas pela agência Lusa, este Centro é um "projecto inovador" criado pelo município de Serpa, que tem como objectivo "conservar, defender e divulgar" o património das músicas e danças de raiz luso-espanhola, através de actividades educativas e culturais.
Para João Rocha o Musibéria deverá constituir-se no "braço especializado" de instituições de ensino e ainda um "centro de excelência" que prestará formação adequada sobre matérias como música e dança de raiz luso-espanhola a artistas, alunos, professores e público em geral, através de cursos de curta duração, semestres académicos e simpósios.
Samba, tambores africanos, bossa nova, calipso, tebe, flamengo, tango e son, chorinho, morna, kuduro, fado, rumba, coladeira, marrabenta e cante alentejano serão os géneros de música e de dança que estarão na base da formação que será ministrada no Musibéria.
Para além disso, segundo o autarca, o Centro tem também como objectivo ser "um espaço de divulgação, encontro e miscigenação da cultura da diáspora luso-espanhola", no que respeita à música e à dança, promovendo actividades culturais, como concertos, exposições e conferências.
O Musibéria será inaugurado no último dia do Encontro de Culturas de Serpa, exactamente a 18 de Junho, e a actividade pedagógica terá o seu início em Julho com a realização do primeiro módulo "A voz e a guitarra no fado e no flamenco".
O músico Laurent Filipe, será o coordenador da actibidae do Centro que se centrará em três vertentes "Formação Especializada em Música e Dança", "Educação para a Vida" e "Difusão Cultural".
A "Formação Especializada em Música e Dança" é direccionada particularmente para artistas e professores e inclui áreas como qualificação instrumental em música e dança, história da música luso-espanhola e teoria e prática pedagógica.
A "Educação para a Vida" serve toda a comunidade, em particular os estudantes do concelho de Serpa, e prevê ainda a realização de oficinas de dança, de música e de história da cultura luso-espanhola.
Quanto à "Difusão Cultural" é preferencialmente para artistas e inclui a promoção de festivais interculturais, concertos e espectáculos, e também a produção de materiais, como gravações de discos, e a pesquisa e divulgação.
O Musibéria vai funcionar na antiga fábrica de moagem de Serpa, cuja obra de reabilitação, apoiada que foi por fundos comunitários, implicou um investimento de "cerca de dois milhões de euros", esclareceu o presidente da edilidade.
O Musibéria está instalado em dois edifícios interligados da antiga fábrica, um correspondente à recuperação do imóvel que existia e outro construído de raiz, e inclui espaços de ensino, auditórios, estúdios de gravação, um bar, uma loja e um espaço museológico.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário