quarta-feira, 1 de junho de 2011

APENAS 1% DOS LICENCIADOS EM INFORMÁTICA PELA UPT PROCURA EMPREGO

NOS ÚLTIMOS 10 ANOS


APENAS 1% DOS LICENCIADOS EM INFORMÁTICA PELA UPT PROCURA EMPREGO



CURSO É O SEGUNDO, ENTRE TODAS AS ÁREAS, COM MENOS DESEMPREGO EM PORTUGAL


Nos últimos 10 anos, apenas 1% dos alunos que se licenciaram em Informática pela Universidade Portucalense (UPT) está à procura de emprego, revela o Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia (DICT) daquela Instituição.

Este curso da UPT apresenta, aliás, a melhor taxa de empregabilidade entre todos os cursos de Informática leccionados ao nível do Ensino Superior entre os anos lectivos de 1999/2000 e 2008/2009 e é o segundo curso em Portugal com menos desemprego entre todos os cursos, de todas as áreas do saber.

Para atingir estas conclusões, o DICT baseou-se em dados disponibilizados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“Os dados que recolhemos e analisamos são um forte indicador de que o modelo de ensino que implementamos cumpre o seu grande desígnio, que é o de preparar devidamente os alunos, dotando-os de todas as competências técnicas e humanas para que possam triunfar no mercado de trabalho”, refere Filomena Castro Lopes, Directora do DICT da UPT.

A análise da UPT contempla o cruzamento do número total de licenciados em Portugal continental entre os anos lectivos de 1999/2000 e 2008/2009, com o número de licenciados no mesmo período registados como desempregados até Junho de 2010.

Administrador de sistemas, programador, gestor de redes e administrador de base de dados são algumas das principais profissões desempenhadas pelos licenciados em Informática pela Portucalense ao ingressarem no mercado de trabalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário