terça-feira, 31 de maio de 2011

Filme controverso de Terence Malick nos cinemas portugueses

Cinema

Filme controverso de Terence Malick nos cinemas portugueses

Nesta sua longa metragem, Terence Malick mostra a relação tumultuosa entre pai e filho numa família comum, e explora essa relação ligando-a ao longo dos tempos desde o início do universo, numa viagem pela história da vida, em imagens fabulosas de beleza.

No centro desta montagem de sentidos está uma família americana, dos anos 50, do interior do Texas, com um pai severo em demasia, e reflectindo a sua história, Malick vai às origens da Vida, com fabulosas imagens do cosmos, acompanhando uma reflexão religiosa profunda.
E com estas imagens de um cosmos enfurecido ou brilhante de beleza, temos uma banda sonora que parece ter sido escolhida em simultâneo com a montagem.

Sean Penn é Jack, o filho mais velho, que no percurso do filme nos recorda a vivência da família e o golpe sofrido com a morte de um irmão.
Mas a história desta família dissolve-se nas imagens que retratam a dor eo sofrimento da perda.
Neste filme o protagonista é a realização porque os actores diluem-se numa acção conduzida por imagens absorventes de beleza e imaginação acompanhadas por uma banda sonora que acompanha passo a passo a câmara, ou será a câmara que acompanha a banda sonora?

"A Árvore da Vida", um filme que levou mais de dois anos a montar, deu origem a pateada na sua apresentação em Cannes, mas isso não dissuadiu o juri, presidido por Robert de Niro da atribuição da Palma de Ouro.

"A Árvore da Vida" é um filme que se ama ou se odeia.

O Hardmusica aconselha os seus leitores a não perderem este controverso, polémico, insólito mas espectacular filme, quanto mais não seja, pela beleza da sua fotografia e da banda sonora.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário