quinta-feira, 9 de junho de 2011

Portugal em Annecy com a maior presença de sempre

Cinema

Portugal em Annecy com a maior presença de sempre

O Festival Internacional do Cinema de Animação de Annecy, que decorrerá entre os dias 06 a 11 de Junho, é o mais importante de divulgação deste género cinematográfico, recordou o realizador.
Na competição de curtas-metragens foram escolhidos três filmes portugueses: "Viagem a Cabo Verde", de José Pedro Ribeiro, "O sapateiro", de David Doutel e Vasco Sá, e "Conto do vento", de Nelson Martins e Cláudio Jordão.
Fora de competição serão exibidos "A única vez", de Nuno Amorim, e "Os olhos do farol", de Pedro Serrazina.
Na secção competitiva de séries de televisão estará um episódio da produção "Dodu, o rapaz de cartão", de José Miguel Ribeiro.
"Afonso Henriques, o primeiro Rei", de Pedro Lino, feito no âmbito dos 900 anos do nascimento do monarca, integra a competição de filmes educativos, científicos e empresariais.
A produtora Sardinha em Lata terá ainda um espaço de divulgação do seu trabalho, em parceria com a Agência da Curta-Metragem, no MIFA, o mercado internacional de filmes de animação, que decorrerá em paralelo ao festival.
Mesmo que os filmes não conquistem qualquer prémio, José Miguel Ribeiro disse que a presença em Annecy é importante por causa da "visibilidade mundial".
"As grandes compensações dos festivais são a visibilidade. Estão lá programadores, produtores que podem levar depois os filmes para os seus festivais", disse.
A presença de tantos filmes portugueses num festival como Annecy acontece poucos meses depois do agentes do cinema de animação em Portugal terem elaborado uma carta estratégica para o setor para os próximos dez anos, reivindicando mais verbas.
Produtores, realizadores, argumentistas defendem a vitalidade de um setor que tem tido reconhecimento e prémios internacionais e que consideram ter "potencial para o país".
"Ao contrário de tudo o que tem acontecido de mau, vêm estas boas notícias de seleção para festivais como o de Annecy e que há pelo menos o reconhecimento internacional de que em Portugal há filmes de qualidade e que há pessoas a fazer cinema de animação", disse José Miguel Ribeiro.
Foi no festival de Annecy que a realizadora Regina Pessoa venceu em 2006 o grande prémio com a curta-metragem "História Trágica com Final Feliz".
Este ano a realizadora integra o júri que atribui o prémio à melhor curta-metragem.
(ES)

Sem comentários:

Enviar um comentário