segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

valter hugo mãe estreou-se no mercado brasileiro

Livros

valter hugo mãe estreou-se no mercado brasileiro

A notícia foi divulgada pela Lusa, segundo a qual os livros começaram já a ser distribuídos nas principais livrarias do Rio de Janeiro e de São Paulo e a previsão é de que as demais cidades recebam também exemplares.
Embora o público brasileiro já conhecesse algumas poesias de hugo mãe, lançadas pelo "Oficina Raquel", em 2009, "o remorso de baltazar serapião" é a primeira novela em prosa a entrar em terras brasileiras.
O feito chamou especial atenção da comunicação social brasileira, com os três principais jornais do país a dar destaque à notícia.
Todos fizeram menção aos elogios feitos por José Saramago, em especial quando disse que valter hugo mãe é um "tsunami literário" e comparou a leitura dos seus textos a assistir ao "parto de uma nova língua portuguesa".
O jornal carioca O Globo dedicou ao escritor uma edição do suplemento "Prosa e Verso" com críticas positivas ao livro e uma entrevista com o escritor, sobre o seu trabalho e a relação com Vila do Conde, onde mora.
"Atraem-me muito as convicções populares, a oralidade das histórias, o modo como o povo inventa, acrescenta e se alimenta de verdades e fantasias misturadas", explica o autor.
O Estado de São Paulo também publicou uma entrevista com o autor sobre a actualidade do mote do romance que, embora se passe na Idade Média, poderia facilmente ser transportado para os dias de hoje.
"O livro é uma ostentação de estigmas sociais que sobrevivem até hoje. Lutamos ainda para que a dignificação deixe de ser um problema de género, mas a cultura continua a exigir do homem uma predominância que atira as mulheres para um poder quase sempre apenas sensual e muito objectificado", avalia.
A linguagem utilizada por valter hugo mãe também foi celebrada entre os críticos. Desde a peculiaridade da opção por letras minúsculas, até o português inventadamente arcaico para justificar o período em que se passa, todas as opções estilísticas do autor foram bem vistas pela crítica.
A chegada de "o remorso de baltazar serapião" foi notícia ainda no diário Folha de São Paulo, que destacou a chegada de novos autores de língua portuguesa ao Brasil, fazendo referência também ao lançamento do jornalista e escritor João Tordo.
Ambos foram classificados como uma "nova geração" de escritores portugueses, com grande "capacidade de internacionalização" e identificados com um período pós-25 de Abril.
valter hugo mãe é esperado no Brasil para a próxima Feira Literária de Paraty, a Flip, de 6 e 10 de julho, na cidade histórica de mesmo nome, localizada no Estado do Rio de Janeiro.
Durante o certame, está previsto também o lançamento de "a máquina de fazer espanhóis", este pela editora Cosac & Naify e com direito a sessão de autógrafos.
(ES)



Sem comentários:

Enviar um comentário