terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Associação DivaBrejão avança com petição referente à casa de veraneio de Amália

Lazer Outros

Associação DivaBrejão avança com petição referente à casa de veraneio de Amália

A Associação DivaBrejão realizou no passado dia 19 a sua primeira assembleia geral, onde foram eleitos os primeiros corpos sociais. A associação pretende dinamizar a casa da fadista no Brejão, concelho de Odemira, que se encontra degradada e encerrada, disse à Agência Lusa Mário Rui Pereira, eleito presidente da associação.
O presidente adiantou ainda que a associação pretende reunir-se com os autarcas de Odemira e da freguesia de São Teotónio, a que pertence o Brejão, bem como com a ministra da Cultura para os sensibilizar para a situação de "degradação" em que se encontra a casa.
Foi também decidido nesta assembleia geral avançar com uma petição para que a Assembleia da República debata a questão da casa de veraneio de Amália Rodrigues.
Não querendo ser "uma pedra na engrenagem", a Associação DivaBrejão quer "ajudar com ideias, projectos, iniciativas e donativos" para que se recupere a casa de veraneio de Amália.
Turismo de habitação, musealização do espaço doméstico, construção de um auditório, construção de anexos "respeitando o Plano Director Municipal", são algumas das ideias avançadas, mas o essencial "é que não fique sem actividade e morto".
A casa encontra-se atualmente desocupada e fonte da Fundação Amália Rodrigues confirmou à Lusa as reuniões tidas com a associação, bem como a necessidade de "realizar obras".
Para Mário Rui Pereira qualquer projecto no Brejão relacionado com o nome de Amália Rodrigues "autofinancia-se" e "é um factor valorativo para o concelho".
A Fundação também o saberá mas até hoje pouco se terá conseguido apesar do esforço feito nos últimos três anos. As galas estão habitualmente vazias, o que é lastimável.
A Associação DivaBrejão foi constituída a 30 de Dezembro passado, sendo uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, dotada de personalidade jurídica.
Amália Rodrigues faleceu na sua residência em Lisboa a 06 de Outubro de 1999, dois dias depois de ter estado a descansar no Brejão.
(AMT)


Sem comentários:

Enviar um comentário