segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pirandello e Virgílio Castelo no Teatro Tivoli

Teatro

Pirandello e Virgílio Castelo no Teatro Tivoli

Virgílio Castelo, depois das suas deambulações pelos ecrans de televisão, regressa aos palcos com a peça de teatro "Um, Ninguém e Cem Mil", do italiano Luigi Pirandello, Prémio Nobel da Literatura, e que estará em cena nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, pelas 21:30, no Teatro Tivoli.
Com encenação de Nelson Monforte, produção executiva de Hermano Maia Produções e criação de O Dragoeiro companhia teatral, em Um, Ninguém e Cem Mil, Virgílio Castelo interpreta um monólogo trágico-cómico, num espectáculo que também terá música, com a actuação em palco da violoncelista Margarida Moser, num cenário com uma forte vertente multimédia.
"Um, Ninguém e Cem Mil" vivem-se e na primeira pessoa as desventuras de Vitangelo Moscarda, herdeiro de uma reputada família da banca.
Devido a um simples comentário da mulher ao seu nariz, põe a sua identidade radicalmente em causa, descobrindo que há uma infinidade de Moscardas no olhar dos outros, assim como na sua própria visão. E é Pirandello com as suas dúvidas e as suas angústias.
O romance, que é o último de Luigi Pirandello, descreve uma caminhada sem retorno em direcção à renúncia e despojamento totais do seu nome, história e personalidade.
Numa espiral de acções tão patéticas como fatídicas, que simultaneamente suscitam o riso e a pena, condena-se à bancarrota, à insanidade e ao isolamento.



Zita Ferreira Braga


Concerto a favor da Liga Portuguesa contra o cancro em Viana do Castelo

Concertos

Concerto a favor da Liga Portuguesa contra o cancro em Viana do Castelo

No Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana, acontece no próximo sábado 30 de Janeiro um concerto pela Orquestra Sinfónica Profissional de Música de Viana do Castelo, sob a direcção musical do alemão Ernst Schelle e tendo como solista o violetista Jano Lisboa.

Segundo nota da agência Lusa, a receita deste concerto reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que comemora o seu 70.º aniversário, com um conjunto de acções sobretudo em Viana do Castelo.
No domingo, e com entrada livre, o concerto terá lugar no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Este concerto, que assinala o fim do estágio da Orquestra Sinfónica orientado durante 10 dias por Ernest Schelle, abrirá com o prelúdio da ópera do compositor portuense João de Arroyo, "Amor de Perdição".

Nesta primeira parte serão ainda interpretadas por Jano Lisboa obras escritas para viola d'arco. A segunda parte do concerto é preenchida pela Sinfonia nº3 de Schumann, em mi bemol maior.
Jano Lisboa, natural de Viana do Castelo, começou os estudos na Academia de Música e na Escola Profissional de Música daquela cidade e é actualmente membro da Orquestra de Câmara de Munique.
Tem actuado a solo com orquestras de nome como a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.



Zita Ferreira Braga

"O Barão", de Edgar Pêra,estreia mundial no Festival de Roterdão

Cinema

"O Barão", de Edgar Pêra,estreia mundial no Festival de Roterdão

"O Barão" baseia-se na novela homónima e no conto "Involuntário" do escritor Branquinho da Fonseca, com argumento adaptado de Luísa Costa Gomes.
Com um orçamento de cerca de 900 mil euros, o filme conta no elenco com Nuno Melo (o barão), Marcos Barbosa (o inspector), Leonor Keil, Marina Albuquerque e Miguel Sermão.
A fotografia é de Luís Branquinho, neto de Branquinho da Fonseca, e a banda sonora de As Vozes da Rádio.
Publicada em 1942, a novela "O Barão" combina suspense e fantástico na narração de uma história sobre um inspector escolar que conhece um aristocrata excêntrico e enigmático numa aldeia remota da serra do Barroso.
A personagem principal, "a persona medieval do Barão", "é uma arrogante criatura que todos conhecem. Uns dizem que governa uma ilha, outros afirmam que domina a sua terrinha, alguns pensam que controla o país. Essas figuras, amadas e odiadas, são uma constante deste Portugal", argumenta o realizador na nota de intenções.
O filme é exibido no dia 30 no festival de Roterdão, no dia em que serão mostradas quatro curtas-metragens de Sandro Aguilar, a quem a organização chama "força da natureza".
"Sem Movimento" (2000) ou "Voodoo" (2010), cuja exibição repete na segunda-feira, demonstram uma realização "poderosa, precisa e emotiva", sublinhou a organização do festival de Roterdão.
O realizador e produtor terá ainda o filme "Mercúrio" a competir para os Tiger Awards.
A participação portuguesa no festival passa também pela apresentação de "Na Escola", filme curto de Jorge Cramez, e pela estreia de "Imagens de uma Cidade Perdida", que o realizador norte-americano Jon Jost rodou em Lisboa nos anos 1990.
A 40.ª edição do Festival de Cinema de Roterdão começou no dia 26 e termina a 06 de Fevereiro.
(ES)



domingo, 30 de janeiro de 2011

Confrades da Poesia - Boletim Nr 33 Já disponível


Prezados Confrades e Amigos
Boletim Nr 33 encontra-se disponível por Download Gratuito!
* No MENU Clique em Boletins; escolha o Nr 33 ... último Boletim!
* No site já afixado em NOTICIAMOS as próximas Homenagens ( Distritos de Portugal ) ...
* Homenagens - ( Açores )
* Tribuna do Vate ( Zeca Afonso; por lapso tínhamos anunciado o José Régio... )
Nota:
* Sugerimos a utilização do e-mail: osconfradesdapoesia@gmail.com ( Só para envio de trabalhos ou notas de informação )
* Qualquer assunto extra Confrades utilizar o e-mail: pinhaldias@gmail.com

Com os nossos cumprimentos poéticos
A Direcção
Pinhal Dias e Conceição Tomé
http://www.osconfradesdapoesia.com

Críticos literários brasileiros destacam português Gonçalo M. Tavares

Críticos literários brasileiros destacam português Gonçalo M. Tavares

"Viagem à Índia", "A Máquina de Joseph Walser" e "Jerusalém" são os três livros destacados pelos críticos brasileiros.


Lisboa - "Viagem à Índia", "A Máquina de Joseph Walser" e "Jerusalém" são os três livros do escritor português Gonçalo M. Tavares que ganharam elogios da crítica brasileira.

O livro "Viagem à India", editado em Dezembro de 2010, foi considerado pelo jornal "Globo" um dos livros do ano. O jornal "A Folha de S. Paulo preferiu destacar "A Máquina de Joseph Walser", também editado em 2010. Já a "Globo News" considerou "Jerusalém" como um dos melhores livros da década. Para este balanço foram questionados vários escritores, jornalistas e críticos literários.

Sobre o escritor português, Joca Reiners Terron, crítico literário na "Folha de S.Paulo", referiu que "Gonçalo M. Tavares é unanimidade crítica na língua de expressão portuguesa, da qual talvez seja o autor cujo reconhecimento se expanda além das fronteiras de modo mais conclusivo. Seu livro "Uma Viagem à Índia"(…), além da obra-prima inquestionável que é, surge como uma oportunidade para reflectir acerca dessa transmigração oriental do criador e da sua criatura."

O escritor português foi galardoado em França com o prémio para o Melhor Livro Estrangeiro em 2010 com "Aprender a Rezar na Era da Técnica". (AGR)

Sabe que pode seguir todas as publicações da Raizonline (Jornal, Rádio e Portal) pelo Google Buzz?

Sabe que pode seguir todas as publicações da Raizonline (Jornal, Rádio e Portal) pelo Google Buzz?

É só anexar este endereço dantext@gmail.com aos contactos a seguir no seu mail Google e temos aqui também tudo agrupado com englobamento de noticias ao minuto.

Daniel Teixeira

http://www.raizonline.com/

http://www.raizonline.com/radio/

http://www.raizonline.com/portalindex.htm

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MUSICAS DEDICADAS EM NOVO HORÁRIO

PROGRAMA MUSICAS DEDICADAS NA RÁDIO RAIZONLINE - NOVO HORÁRIO


Queridos Amigos e Ouvintes,


Por necessidades de programação da Rádio Raizonline, informo a todos que o meu programa MUSICAS DEDICADAS, passará a partir deste sábado, 29 de Janeiro de 2011 a efectuar-se no seguinte horário:


- Em Portugal: Das 22h ás 24h;


- No Brasil: Salvador: Das 19 h ás 21h - Brasília, S. Paulo e Rio de Janeiro: Das 20 h ás 22 h


Noutras cidades e países: Verificar neste MAPA, a diferença horária da sua cidade ou estado em relação a Lisboa e determinar a hora correcta.


Grata a todos pela compreensão e espero-os no sítio do costume para dizerem "Eu te Amo!" com música!


A amiga de sempre,


Arlete Piedade


3º Aniversário da Nova Frente Juvenil


www.novafrentejuvenil.blogspot.com



A Nova Frente Juvenil comemora no próximo dia 12 de Fevereiro o seu 3º aniversário. Como já é habitual, a associação não vai deixar passar em branco esta ocasião e festejará o seu terceiro ano de vida com uma festa que promete ser inesquecível.

O pavilhão da União Desportiva e Cultural da Aldeia do Sobralinho (UDCAS) voltará a ser palco para as várias estrelas que prometem abrilhantar o espectáculo, marcado por música, dança, língua gestual e muita animação.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Nova Frente Juvenil vai aproveitar esta data para ajudar quem mais precisa. Todos os lucros obtidos na festa reverterão a favor da CerciPóva, instituição do concelho que passa actualmente por imensas dificuldades económicas.
Programa:
16h - Academia de Dança Profª. Paula Manso
16h30 - Som & Silêncio com Paula Teixeira
17h30 - Baile com Ricardo Martins
21h30 - Stand Up Comedy
22h30 - Café Concerto com Black Bombain

Venha divertir-se, celebrar e ajudar.

Mais informações no nosso facebook!


--
Publicada por NFJ em Nova Frente Juvenil a 1/28/2011 07:07:00 PM

A Nova Loucura do HR

Caros amigos.

Como certamente alguns saberão, fiz parte há 30 anos de uma das mais emblemáticas rádios "piratas" a Imprevisto, do então concelho de Loures. Com o encerramento da Imprevisto na altura das legalizações deixei de fazer rádio mas o "bichinho" por cá ficou. Por isso, a minha nova "loucura" vai começar já às 00h00 do próximo domingo.

Na Rádio Raiz On-line vai nascer o Som das Palavras, um programa onde a cultura vai estar presente, nas mais diversas vertentes, com conversas a pessoas ligadas ao teatro, ao cinema, à rádio, à televisão, à literatura, à poesia, à pintura, á fotografia, enfim a tudo o que possa ser motivo de uma boa conversa.

Espero por vocês.

Abraços e Beijinhos

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

POEMA DA SEMANA...Feito Fado



Muito bom dia amigos de todo o mundo...


GUITARRA TU ÉS PRINCESA
Pela sua peculiaridade de forma e sons que nos tangem a alma
a nossa guitarra inspirou-me este tema a que o nobre fadista
Armando Jorge emprestou a sua voz e o transformou num fado
que poderão ver e ouvir em poema da semana ou aqui neste link:




Saudações Lusíadas
Euclides Cavaco
cavaco@sympatico.ca


Aceite o meu convite e venha tomar comigo um cálice de poesia.
Entre por aqui na minha sala de visitas e saboreie da que mais gostar...
http://www.ecosdapoesia.com/




NOVO CANAL DE CULTURA BRASILEIRA

NOVO CANAL DE CULTURA BRASILEIRA

RÁDIO RAIZ ONLINE- PORTUGAL
É UMA RÁDIO DE PORTUGAL QUE DIVULGA A ARTE BRASILEIRA E DE TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA.
DIA 26-01-2011 FOI A MINHA VEZ. ACESSE SEMPRE www.raizonline.com/radio E DESCUBRA NOVOS ARTISTAS BRASILEIROS. SE QUISER PARTICIPAR, MANDE EMAIL PARA arletepiedade@raizonline.org

GILBERTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
gilbertoescritor.blogspot.com

Bach, na casa de correcção

Clube das Histórias

Projecto: Abrir as portas ao sonho e à reflexão
___________________________________
Bach, na casa de correcção
Uma caixa grande de violoncelo assemelha-se bastante a um caixão, pelo que, à medida que eu transportava a minha pelo Central Juvenile Hall (Centro de Detenção Juvenil) de Los Angeles, ia atraindo muitas atenções. Dirigia-me à capela após ter sido convencido a tocar para uma audiência de jovens reclusos pela Irmã Janet Harris, que coordenava as actividades de voluntariado. O projecto que mais a entusiasmava era um programa de escrita criativa que ela própria ajudara a criar e no qual eu começara recentemente a colaborar como professor. Os meus alunos eram IARs, ou «infractores de alto risco», que estavam acusados de homicídio ou assalto à mão armada e aguardavam ali o respectivo julgamento.
De alguma forma misteriosa, a Irmã Janet soubera que eu tocava violoncelo nos meus tempos livres e pediu-me para dar ali um pequeno concerto. Tentei recusar, recordando-me ainda da última vez que tocara para um grupo de miúdos: fora numa festa de anos e o aniversariante pontapeara a ponta do meu instrumento, declarando que o violoncelo era estúpido e que só o acordeão conseguia ser mais aborrecido.
— Irmã Janet — disse eu — já alguma vez foi a uma festa de alunos de uma escola em que a música clássica fizesse parte do programa? Pode ser uma péssima ideia...
— Ah — respondeu ela, sorridente — mas isso seria numa escola. Os nossos rapazes jamais se comportariam assim.
Após passar por um labirinto de vedações de arame, cheguei a um edifício com uma cruz no telhado. Sobrepondo a minha voz ao ruído da música que saía de um amplificador lá de dentro, apresentei-me a alguém que trazia a identificação ao peito e um walkie-talkie. Folheando um caderno com o programa, o homem disse-me então: — O próximo é já você!
Levou-me depois para o gabinete do capelão, onde pude retirar o meu violoncelo da caixa e fazer o aquecimento para a minha actuação.
— Quando o chamarmos, vá por aquela porta, que lhe dará acesso directo ao palco — explicou-me o homem.
Quando ele saiu, decidi abrir só uma nesga da porta e espreitar para a sala. Tinha curiosidade de ver qual o tipo de actuação que antecedia a minha. E vi que era um grupo de hip-hop, com a música muito alta a sair dos amplificadores, ao som da qual a audiência de prisioneiros se abanava e batia as mãos. Um dos elementos da banda era uma jovem muito atraente, com calças de ganga justas e uma camisa que lhe deixava o umbigo à mostra. Embora ela não cantasse e a forma como usava a pandeireta denotasse pouco treino, um simples olhar sobre aquele público só de homens confirmou-me que a estrela daquela actuação era ela.
Fechei a porta e afundei-me na cadeira do capelão. «Incomodo?», perguntou uma voz atrás de mim. Era a Irmã Janet.
— Acho que não foi boa ideia pôr-me a tocar — disse-lhe.
— Porque não?
— Ouça o que está a acontecer ali dentro! Estão a bater o pé e a dançar que nem loucos, e isso só por verem a rapariga de biquini, já para não falar da música. Consegue imaginar o balde de água fria que vão ter quando eu entrar ali dentro?
— Têm lá uma rapariga de biquini? — perguntou a Irma Janet.
— Não está em biquini mas quase. Isto não vai resultar.
— Tenha um pouco de fé! — instou ela.
Às duas horas em ponto, o som dos amplificadores foi desligado sem cerimónias e o grupo saiu do palco. Ao contrário do que acontece noutros concertos, em que as pessoas aplaudem e gritam bis no final de uma actuação, o público ali teve de permanecer calmo e sentado. Mas ninguém estava com um ar satisfeito.
Um homem com uma peruca mal colocada percorreu o corredor desde lá de trás por entre os bancos, virou-se para o público e leu em voz alta: — E agora o Sr. Salzman, que vai tocar violoncelo. — Depois, voltou por onde viera e saiu da capela.
O silêncio que se instalou na sala enervou-me de tal maneira que não consegui ver a plataforma mais elevada do palco e caminhei direito a ela e tropecei, entrando em cena a cambalear para não cair. Por um triz consegui evitar a queda, utilizando o violoncelo como se fosse uma vara de esqui, ou seja, apoiando firmemente a extremidade do braço do instrumento no chão e saltando para o lado do público. Não fora minha intenção fazer uma entrada à Buster Keaton, mas foi isso que aconteceu, e os reclusos acolheram-me com uma sonora gargalhada e uma salva de palmas.
Demorei um pouco a começar para lhes explicar que quase tudo aquilo que viam no violoncelo (à excepção das cordas de metal e do pino da extremidade do braço) já tinha feito parte de coisas com vida: a parte superior fora retirada de um abeto, a parte posterior, de um carvalho silvestre (com os seus veios escuros semelhantes à pele de um tigre), o descanso para os dedos, de um ébano, o arco, de um pau de quire com pêlos de cauda de um cavalo, e as peças de marfim, de um dente de um mamute conservado na tundra congelada durante dezenas de milhares de
anos. — Quando tocamos este instrumento — concluí — trazemos todas essas peças novamente à vida.
Entretanto, esgotei os factos que pouca gente sabe sobre os violoncelos, e disse aos rapazes que a primeira peça que iria tocar para eles, O Cisne, de Camille Saint-Saëns, me fazia sempre pensar na minha mãe. Comecei então a tocar. Com aquele tecto elevado, paredes nuas e chão duro, a capela fazia o som ressoar como que numa banheira gigantesca. O violoncelo soava divinamente naquela sala, o que me entusiasmou, até que a dada altura ouvi uma espécie de murmúrio entre o público, o que me trouxe de volta para a realidade. Os miúdos estavam aborrecidos, tal como eu previra.
O som aumentou de intensidade. Não era bem o som de inquietação, mas também não eram sussurros. Olhei então para o público e vi uma sala inteira de rapazes com as lágrimas a correrem-lhes dos olhos. Aquilo que eu ouvira não fora mais do que o som de fungar e assoar – que é música para os ouvidos de qualquer músico!
Toquei o resto da peça como nunca até então tocara na minha vida, e quando terminei, a ovação foi ensurdecedora. Era o sonho de um violoncelista medíocre a tornar-se realidade! Para a minha peça seguinte, escolhi uma sarabanda de uma das suites de Bach, pela qual os rapazes me recompensaram com mais aplausos. Nessa altura, alguém gritou:
— Toca a das mães outra vez! — E a ideia foi imediatamente aclamada por todos.
Compreendi então que fora a evocação da figura materna que os comovera daquela maneira.
Toquei novamente O Cisne, um pouco mais de Bach, e O Cisne uma terceira vez. Quando o homem da peruca assinalou o fim do tempo para a minha actuação, os jovens assobiaram-no. E depois deram-me uma ovação final!
Mark Salzman
Selecções do Reader’s Digest
Lisboa, Outubro 2004
_____________________________________________________

Caros leitores,
O Projecto intitulado Clube de Contadores de Histórias, nascido em 2006 na Escola Secundária Daniel Faria – Baltar, tem vindo, ao longo dos anos, a difundir-se de uma forma significativa, não só em Portugal, mas também no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa. No sentido de assegurar a continuidade de referido clube, foi constituída uma equipa pedagógica, formada por professores de vários grupos disciplinares e provenientes de diversos estabelecimentos de ensino, que tomarão a seu cargo a selecção, preparação e envio de uma história semanal por correio electrónico, tal como habitualmente tem vindo a ser feito.
Esperando que o projecto continue a merecer a melhor atenção por parte do público leitor, despede-se com os melhores cumprimentos,
A Equipa Coordenadora do Clube das Histórias

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ouvindo a Magda Rádio Raiz Online

4ª Feira 26 de Janeiro de 2011

De Portugal para os cinco cantos do mundo, à distância de um só click, todas as quartas-feiras, das 21h às 23h, desfrute de música e poesia, escolhida por mim, a pensar em si.

Desperte os cinco sentidos, OUVINDO A MAGDA, com poesia e música a condizer com o tema do dia.

Fique atento e não perca «As 12 Badaladas da Lua» o programa desta 4ª Feira na RADIO RAIZONLINE.




FALAR POESIA DE QUARTA-FEIRA 26 DE JANEIRO COM GILBERTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA

Hoje, quarta-feira, das 23H00 á 01H00 /Hora de Portugal, ouça o meu programa FALAR POESIA, na Rádio Raizonline, clicando em: http://www.raizonline.com/radio/


Sempre ás quartas-feiras, faço divulgação de poetas que enviem poemas gravados ou em texto, para
arletepiedade@raizonline.org. ENVIE TAMBÉM O SEU!

ESTA QUARTA-FEIRA, COM PARTICIPAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ESCRITOR E POETA BRASILEIRO GILBERTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA.


Nota: Para verificar as horas na sua cidade, favor consultar aqui no MAPA e achar as diferenças horárias em relação a Lisboa.


Arlete Piedade

http://www.raizonline.com/radio/

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Joaquim Sustelo - HOJE OIÇA-ME NA RADIO RAIZONLINE

Joaquim Sustelo - HOJE OIÇA-ME NA RADIO RAIZONLINE

Amigo (a)

Hoje, terça - feira, dia 25 de Janeiro, das 22 às 24 horas, na hora portuguesa, vai ser o meu progama semanal SABOREANDO, um programa de Música e Poesia, na Rádio Raizonline.

Para ficar a ouvir, basta clicar em http://www.raizonline.com/radio/ . Ou seja, com um só um clique estará ligado à rádio.

Se escreve poemas, quem sabe até se não passarei algum poema seu?

Venha daí e não se arrependerá!

Para falar comigo DURANTE o programa, adicione-me em raizonline@hotmail.com.

Um abraço

Joaquim Sustelo

sábado, 22 de janeiro de 2011

Evento do Dia dos Namorados na Rádio e Jornal Raizonline

Evento do Dia dos Namorados na Rádio e Jornal Raizonline

Convite

Quase 1750 anos depois do dia 14 de Fevereiro de 269, dia do execução de São Valentim, vamos mostrar que continuamos a acreditar no poder do amor, seja qual for a nossa idade?

Para comemorar o Dia dos Namorados, escreva uma mensagem de amor, seja em poesia ou prosa, e partilhe com o mundo inteiro, através da Rádio e do Jornal Raizonline!

Envie para arletepiedade@raizonline.org até ao dia 10 de Fevereiro, e a sua mensagem será lida nos programas Falar Poesia do dia 14 de Fevereiro e seguintes, e publicada no Jornal Raizonline, em documento PDF que poderá baixar para o seu computador se o desejar.

Espero pelas vossas mensagens de amor!

Arlete Piedade

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

UM ESCRITOR...UM AMIGO - Apresentação do Livro " A Profecia de Istambul" de ALBERTO SANTOS - 21 Janeiro 2011 JF S. Victor 21h30

 

 

Junta de Freguesia de S. Victor

Municipio  de  Braga

 

                                              

 

 

C O N V I T E

 

 

 

 

                "A Profecia de Istambul", que vai já na sua 2ª Edição, com 15.000 editados, da autoria do Dr. Alberto Santos, Digníssimo Presidente da C.M de Penafiel é apresentada no :

 

                Dia 21 de Janeiro de 2011 (Sexta-Feira), no:                                    

Auditório da Junta de Freguesia de São Victor

                Rua de São Victor, 11 - Braga

Hora  : 21h30h

 

O Autarca/Escritor também autor de "A Escrava de Córdova", um "best-seller" que vai já na sua 4ª Edição com 15.000 títulos vendidos, inicia a Rubrica: " Um Escritor...Um Amigo", iniciativa da responsabilidade da Junta de Freguesia de São Victor para o ano de 2011, terá a apresentação a cargo do Dr. José Manuel Cruz e conta com o apoio da Livraria Minho de Braga.

                                                                                                                                  

                                                                                   

Com os nossos respeitosos cumprimentos e o antecipado agradecimento,

 

 

        A  JUNTA DE FREGUESIA DE S. VICTOR

 

 

                Braga, em SÃO VICTOR,  20 de Janeiro de 2011        

                     Of. 0.067/2011
 

 
--

             Abílio Lima
(Conferencista TEAM EUROPE)

 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DIA DE S. VALENTIM NA RÁDIO E JORNAL RAIZONLINE! MANDE A SUA MENSAGEM!!!




14 de Fevereiro - Dia de São Valentim e dos Namorados

 

Quase 1750 anos depois do dia 14 de Fevereiro de 269, dia do execução de São Valentim, condenado por casar os apaixonados secretamente contra a lei do imperador, (ver abaixo a história de S. Valentim), vamos mostrar que continuamos a acreditar no poder do amor, seja qual for a nossa idade?

Para comemorar o Dia dos Namorados, escreva uma mensagem de amor, seja em poesia ou prosa, e partilhe com o mundo inteiro, através da Rádio e do Jornal Raizonline!

Envie para arletepiedade@raizonline.org até ao dia 10 de Fevereiro, e a sua mensagem será lida nos programas Falar Poesia do dia 14 de Fevereiro e seguintes, e publicada no Jornal Raizonline.

Acesse a nossa rádio em: http://www.raizonline.com/radio/ e o jornal em: http://www.raizonline.com/.

Espero pelas vossas mensagens de amor!

Arlete Piedade

Locutora, poeta, cronista e secretária da Direção do Jornal e Rádio Raizonline

 

 

A História de São Valentim

 

No século III o imperador romano Cláudio pretendia reunir um grande exército para alargar o império romano.

Para isso, queria que os seus soldados partissem em campanha e pretendia que os jovens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás, pois se eles morressem em combate, quem as sustentaria?...

Cláudio andava furioso com a fraca adesão aos seus ideais de expansão e considerava o pouco entusiasmo do exército, uma traição. Então pensou que se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, promulgou um decreto proibindo mais casamentos.

Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu lado, o sacerdote e bispo Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu continuar a realizar casamentos secretamente.

Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi preso. Foi para a prisão e foi condenado á morte, ficando à espera que chegasse o dia da sua execução.

Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.

Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro que consta que era cega. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade, assinando no final: Do teu Valentim.

Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269, e que por isso foi adotado como o Dia dos Namorados em grande parte do mundo.

 


DIA DE S. VALENTIM NA RÁDIO E JORNAL RAIZONLINE! MANDE A SUA MENSAGEM!!!



14 de Fevereiro - Dia de São Valentim e dos Namorados

 

Quase 1750 anos depois do dia 14 de Fevereiro de 269, dia do execução de São Valentim, condenado por casar os apaixonados secretamente contra a lei do imperador, (ver abaixo a história de S. Valentim), vamos mostrar que continuamos a acreditar no poder do amor, seja qual for a nossa idade?

Para comemorar o Dia dos Namorados, escreva uma mensagem de amor, seja em poesia ou prosa, e partilhe com o mundo inteiro, através da Rádio e do Jornal Raizonline!

Envie para arletepiedade@raizonline.org até ao dia 10 de Fevereiro, e a sua mensagem será lida nos programas Falar Poesia do dia 14 de Fevereiro e seguintes, e publicada no Jornal Raizonline.

Acesse a nossa rádio em: http://www.raizonline.com/radio/ e o jornal em: http://www.raizonline.com/.

Espero pelas vossas mensagens de amor!

Arlete Piedade

Locutora, poeta, cronista e secretária da Direção do Jornal e Rádio Raizonline

 

 

A História de São Valentim

 

No século III o imperador romano Cláudio pretendia reunir um grande exército para alargar o império romano.

Para isso, queria que os seus soldados partissem em campanha e pretendia que os jovens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás, pois se eles morressem em combate, quem as sustentaria?...

Cláudio andava furioso com a fraca adesão aos seus ideais de expansão e considerava o pouco entusiasmo do exército, uma traição. Então pensou que se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, promulgou um decreto proibindo mais casamentos.

Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu lado, o sacerdote e bispo Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu continuar a realizar casamentos secretamente.

Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi preso. Foi para a prisão e foi condenado á morte, ficando à espera que chegasse o dia da sua execução.

Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.

Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro que consta que era cega. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade, assinando no final: Do teu Valentim.

Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269, e que por isso foi adotado como o Dia dos Namorados em grande parte do mundo.

 

POEMA DA SEMANA

 
Olá estimados amigos de todo o mundo
 
DESEJO MAIOR
É mais um singelo tema a dar espaço aos meus sonhos poéticos.
Que bom seria se este meu Desejo Maior passasse para além da utopia.
Veja-o formatado em Poema da Semana ou aqui neste link:
 
 
Desejos duma agradável Quinta Feira
Euclides Cavaco
cavaco@sympatico.ca
 
Aceite o meu convite e venha tomar comigo um cálice de poesia.
Entre por aqui na minha sala de visitas e saboreie da que mais gostar...
www.ecosdapoesia.com
 
 
 
 

Inscrição necessária

Caro(a) Leitor(a),

Como certamente deve ter constatado, o Clube das Histórias interrompeu o envio regular da história semanal há alguns meses. Esta situação deveu-se a problemas técnicos, os quais nos impediram de avisar os nossos leitores da necessidade de interrupção.

Durante esta pausa procedemos ao melhoramento do sistema informático do Projecto. Para que possamos actualizar a nossa base de dados, a partir de agora, se pretender receber a história semanal via email, deverá inscrever-se clicando abaixo no sítio indicado para o efeito. Se não efectuar a sua inscrição, deixará de receber o email com o conto da semana. A inscrição é gratuita e não implica qualquer compromisso, podendo cancelar a inscrição quando quiser. O seu endereço electrónico será utilizado exclusivamente neste Projecto, não lhe sendo dada qualquer outra utilização.

Contamos com a sua compreensão e aproveitamos para agradecer a todos os que nos têm enviado mensagens de incentivo e que connosco têm colaborado na divulgação das histórias.

 

O Clube das Histórias

Se pretender continuar a receber a história semanal clique aqui.

Se não quiser receber a história semanal clique aqui.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Café é benéfico para a prevenção de diabetes

Café é benéfico para a prevenção de diabetes
 
Estudo da Universidade da Califórnia revela que consumidoras de café têm níveis mais elevados de SHBG
 
Café pode prevenir diabetes tipo 2 nas mulheresAs mulheres que bebem pelo menos quatro chávenas de café por dia possuem menos de metade da probabilidade de desenvolver diabetes comparativamente com as não consumidoras de café. Os investigadores Atsushi Goto e Simin Liu, da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), atestaram que o consumo de café aumenta os níveis plasmáticos de uma proteína chamada SHBG. Esta regulamenta a actividade biológica das hormonas sexuais, testosterona e estrogénio, que intervêm no desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Em trabalhos anteriores, Liu e seus colegas já tinham identificado duas mutações no gene que codifica para a SHBG (sex hormone-binding globulin) e os seus efeitos no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Para a realização do estudo, os investigadores utilizaram 359 novos casos de diabetes, associados a 359 controlos aparentemente saudáveis, seleccionados entre cerca de 40 000 mulheres inscritas no Women's Health Study, um estudo cardiovascular, em grande escala, originalmente concebido para avaliar os benefícios e os riscos do baixo doseamento de aspirina e vitamina E, na prevenção primária de doenças cardiovasculares e cancerígenas.
Este estudo revelou que as mulheres que bebiam quatro chávenas de café por dia possuíam níveis significativamente mais elevados de SHBG e uma menor probabilidade, de 56 por cento, de desenvolver diabetes comparativamente com as não consumidoras de café. Descobriram também que as mulheres portadoras da mutação do gene que provocava o aumento dos níveis plasmáticos de SHBG no sangue eram as mais beneficiadas com o consumo de café.
Um grande número de estudos clínicos tem implicado o importante papel das hormonas sexuais no desenvolvimento de diabetes tipo 2, sendo agora possível comprovar que a proteína SHBG é crítica como meta inicial para a avaliação do risco e da prevenção do aparecimento de diabetes.
Adicionalmente ao efeito benéfico do consumo de café para a prevenção de diabetes, investigadores acreditam que também poderá melhorar a tolerância do organismo à glicose, através do aumento do metabolismo ou do melhoramento da sua tolerância à insulina.

 

FALAR POESIA DE QUARTA-FEIRA 19 DE JANEIRO COM VALDECK ALMEIDA DE JESUS E CARLOS BARROS


Hoje, quarta-feira, das 23H00 á 01H00 /Hora de Portugal, ouça o meu programa FALAR POESIA, na Rádio Raizonline, clicando em:  http://www.raizonline.com/radio/
 
 
Sempre ás quartas-feiras, faço divulgação de poetas que enviem poemas gravados ou em texto, para
arletepiedade@raizonline.org. ENVIE TAMBÉM O SEU! 

 

ESTA QUARTA-FEIRA, COM PARTICIPAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ESCRITOR E POETA BAIHANO VALDECK ALMEIDA DE JESUS, E AS MÚSICAS DO CANTOR E COMPOSITOR BAIHANO CARLOS BARROS

 
Nota:  Para verificar as horas na sua cidade, favor consultar aqui no MAPA e achar as diferenças horárias em relação a Lisboa.

 
Arlete Piedade
 
http://www.raizonline.com/radio/

domingo, 16 de janeiro de 2011

O novo talento FNAC Fotografia vai ao Chiado

O novo talento FNAC Fotografia vai ao Chiado

14 | 01 | 2011   10.44H
Chama-se Frederico Azevedo e é o vencedor do concurso «Novo Talento FNAC Fotografia». Esse título dá-lhe a oportunidade de mostrar o seu trabalho, a partir de dia 17. Intitulada "In Between", a exposição vencedora pode ser vista na FNAC Chiado, até 17 de Março.
Filipa Estrela | festrela@destak.pt

«É um trabalho que tenho vindo a fazer desde 2005 entre Portugal, Ucrânia e Berlim. É um trabalho documental pessoal, um diário de viagem», conta o artista. Começou a fotografar em 1998, e dedicou-se sobretudo ao auto-retrato e à encenação. Em 2002, foi para a tropa e durante 6 meses fotografou os camaradas e o quotidiano. Desde então, dedica-se à fotografia documental.

 
Por seu lado, o trabalho distinguido com a menção honrosa, "A História de Tudo Aquilo que é", de Maria-do-Mar Pedro Rêgo pode ser visto na FNAC Colombo, de 26 de Janeiro e a 26 de Março. «A minha forma de fotografar baseia-se na convicção face aos objectos e na convicção da presença dos objectos».

Vários concertos para todos os estilos

Vários concertos para todos os estilos

14 | 01 | 2011   10.51H
Reconhecido como um dos mais prolíficos produtores nacionais da actualidade, Armando Teixeira regressa em 2010 às edições discográficas com o projecto Balla.
Nuno Miguel Pereira | npereira@destak.pt
 
Equilíbrio é o título deste quarto registo de originais que vai ser apresentado domingo, às 16h, na Fnac Santa Catarina, no Porto.
 
Uma hora mais tarde, na Fnac do Gaiashopping, actua a Combo ECM da Escola de Jazz do Porto que sobe ao palco com um repertório apresentando um Jazz livre e exploratório com base no legado de músicos como John Taylor, Charlie Haden, Bobo Stenson, Kenny Wheeler e John Abercrombie.
 
Música também no Vivaci Maia. Esta noite (21h) actua Paulo Jorge, ex-Maxi, conhecido pela banda sonora da telenovela Anjo Selvagem.
 
Amanhã (21h) sobe ao palco o artista brasileiro Marcus. O forró e a música popular brasileira são os ritmos que vão marcar esta actuação.
 

Orquestra de Jovens celebra Fogaceiras

Orquestra de Jovens celebra Fogaceiras

14 | 01 | 2011   10.58H
 
A Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira dá um concerto domingo, às 18h, no Cineteatro António Lamoso, no âmbito do programa de animação da Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de Janeiro.
Nuno Miguel Pereira | npereira@destak.pt
 
Em palco vão estar 60 executantes, entre os quais o jovem trompetista feirense Pedro Silva, seleccionado entre dez mil candidatos de todo o mundo para a Orquestra Sinfónica do Youtube.
 
Dirigido pelo maestro Paulo Martins, o concerto conta ainda com a participação de dois jovens solistas - Joana Pinho, clarinete, e Luís Gomes, bombardino - que realizaram provas de admissão para integrar a Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.
 
Neste concerto, a Orquestra de Jovens vão interpretar obras de Ravel (Ma Mère L'Oye), Karol Kurpinski (Concerto para Clarinete), Mike Fitzpatrik (Utaki) e Bizet (Suite nº 2).
 
Este projecto musical tem ainda a particularidade de, mediante o repertório escolhido, promover jovens solistas.
 

Concerto PAIS & Filhos vai levar música clássica ao São Jorge

Concerto PAIS & Filhos vai levar música clássica ao São Jorge

14 | 01 | 2011   10.41H
A revista Pais & Filhos está a ajudar os progenitores a lidar com os seus rebentos há 20 anos.
Filipa Estrela | festrela@destak.pt

Agora chegou a vez de levar pais e filhos a divertirem-se juntos. Depois do formato papel, do
site, do facebook e do debate anual, a publicação lança um novo projecto. Os Concertos PAIS & Filhos são para toda a família, dos 0 aos 90 anos, e a primeira temporada está já prevista para decorrer uma vez por mês até Junho. As datas serão anunciadas brevemente, mas a boa notícia é que o primeiro concerto já está marcado.

 
Amanhã, dia 15 de Janeiro, às 17h, a sala 2 do Cinema São Jorge, em Lisboa abre as suas portas para o primeiro concerto PAIS & Filhos. Sofia Gomes violoncelista e professora no conservatório da Metropolitana apresenta de forma informal os compositores clássicos Bethoven, Mozart e Bach, mas também há espaço para o rock e para o reggae. O resto do quarteto é composto ainda por Pedro Lopes (1.º violino), Luciana Cruz (2.º violino) e Gabriela Barros (violeta).
 
Como a música é para ser sentida, os bebés e as crianças estão autorizados a cantar, a dançar, a rir e até a chorar. Ninguém os vai mandar calar.
 
Não há melhor forma de começar 2011, do que a celebrar 20 anos de existência da revista PAIS & Filhos, com todos.
 
A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados. Reserve o seu lugar através de 21 4154584.
 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

POEMA DA SEMANA - Declamado

 
NAS ASAS DO VENTO

É mais um tema da minha modesta imaginação poética que tenho o prazer
de compartilhar com todos os meus amigos e leitores de todo o mundo.
Ouça-o e veja-o em poema da semana ou aqui neste link:
 
 
Euclides Cavaco
cavaco@sympatico.ca
 
Aceite o meu convite e venha tomar comigo um cálice de poesia.
Entre por aqui na minha sala de visitas e saboreie da que mais gostar...
www.ecosdapoesia.com
 
 
 
 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Veja como ajudar as vítimas das chuvas na Região Serrana do RJ

Veja como ajudar as vítimas das chuvas na Região Serrana do RJ

 

Locais que estão recebendo doações:

Cruz Vermelha - Praça da Cruz Vermelha, 10 – Centro do Rio.
Estão sendo arrecadados: água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e banho e cobertores.

Prefeitura de Petrópolis – Igreja Wesleyana; Igreja de Santa Luzia; Sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania.

Os três postos arrecadam doações de água, colchões e materiais de limpeza e higiene pessoal.

Prefeitura de Teresópolis – Ginásio Pedrão – Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea.
Estão sendo arrecadados: alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal.

Uma conta corrente também recebe doações para ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Nome da conta: "SOS Teresópolis - donativos".
Agência: 0741 (Banco do Brasil) – Conta: 110000-9.

Rodovia BR-040 - Concer - Praças de pedágio da BR-040 situadas em Duque de Caxias (km 104), Areal (km 45) e Simão Pereira (km 816), além da sede da empresa (km 110/JF, em Caxias).

A Concer pede que seja doado, preferencialmente, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama, mesa e banho, além de colchonetes. Nas praças de pedágio, as doações podem ser entregues nos postos do serviço de informação ao usuário da rodovia, que funcionam de segunda a segunda, 24 horas por dia.

Hemorio – Rua Frei Caneca, 8 – Centro do Rio – Das 7h às 18h.
O Hemorio pede que as pessoas doem sangue para as vítimas das chuvas. Os estoques estão quase zerados. Friburgo e Teresópolis solicitaram 300 bolsas, mas o Hemorio não tem como atender.

Pode doar sangue quem tiver entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estiver bem de saúde. Basta levar um documento oficial de identidade com foto.

Informações e agendamento pelo disque sangue 0800-282-0708.

Supermercados – Grupo Pão de Açúcar
Postos de coleta foram montados pela empresa em todas as suas 100 lojas das redes Pão de Açúcar, ABC Comprebem, Sendas, Extra e Assaí, em todo o estado Rio de Janeiro para que os clientes possam cooperar com doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores. A ação acontece até o dia 26 de janeiro.

Polícia Rodoviária Federal - Ver postos abaixo.
Maior necessidade é por água, leite em pó, materiais de higiene e limpeza e colchões.

Postos da PRF que receberão doações:

BR-116: KM 133 (Doações 24 horas)
BR-101: KM 269 (Doações 24 horas)
BR-040: KM 109 (Doações das 8h às 17h)
BR-116: KM 227 (Doações das 8h às 17h)

Rodoviária Novo Rio - Avenida Francisco Bicalho, 1 - Santo Cristo.
A Rodoviária Novo Rio recebe doações para a Cruz Vermelha. Os donativos são recebidos no embarque inferior, das 9 às 17 horas.

Polícia Militar - Todos os batalhões da Polícia Militar do estado serão centros de recepção de doações.

Comandantes dos batalhões recomendam que seja doada água mineral, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal.

 


Da Redação Revista
zaP!
imprensa@revistazap.org


 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MEUS PROGRAMAS NA RADIO RAIZONLINE - Arlete Piedade



 

FALAR POESIA ÁS SEGUNDAS E QUARTAS - MUSICAS DEDICADAS AOS SÁBADOS

 

Ouça os meus programas na Rádio Raizonline, com os seguintes temas e horários:

 

- Ás segundas-feiras - Das 22H00 ás 24H00 - FALAR POESIA - Poesia e resumo de trabalhos publicados no Jornal Raizonline;

 

- Ás quartas-feiras - Das 23H00 á 01H00 - FALAR POESIA - Divulgação de poetas que enviem poemas gravados ou em texto, para arletepiedade@raizonline.org. ENVIE TAMBÉM O SEU! -

 

ESTA QUARTA-FEIRA, COM PARTICIPAÇÃO DE EUGÉNIO DE SÁ, JOAQUIM EVÓNIO, CREMILDE VIEIRA DA CRUZ, LEONTINA MARQUES E RENATA RIMET!

 

-Aos sábados - Das 23H00 á 01H00 - MÚSICAS DEDICADAS - Diga "Eu Te Amo"  com música -

 

Músicas pedidas com dedicatórias pelos ouvintes do programa.

 

Nota:  As horas indicadas referem-se ás horas em Portugal.

 

Arlete Piedade

 

http://www.raizonline.com/radio/

 

 


OUVINDO A MAGDA - «CONTOS DE FADAS: O BEIJO» o programa desta 4ª Feira na RADIO RAIZONLINE.


4ª Feira 12 de Janeiro de 2011

 

De Portugal para os cinco cantos do mundo, à distância de um só click, todas as quartas-feiras, das 21h às 23h, desfrute de música e poesia, escolhida por mim, a pensar em si.

 

Desperte os cinco sentidos, OUVINDO A MAGDA, com poesia e música a condizer com o tema do dia.

Fique atento e não perca «CONTOS DE FADAS: O BEIJO» o programa desta 4ª Feira na RADIO RAIZONLINE


VII Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus

O VII Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – CRÔNICAS está com inscrições abertas... Veja no site Galinha Pulando:

Cada português deve 15 mil euros aos dez maiores países credores

Cada português deve 15 mil euros aos dez maiores países credores

 
Cada um dos 10,6 milhões de portugueses deve 14.852,83 euros à dezena de países que detêm mais dívida de Portugal, com Espanha, França e Alemanha à frente das dez economias com maior exposição ao total da dívida portuguesa.
 
Destak/Lusa | destak@destak.pt

 
O total da dívida portuguesa aos dez maiores credores estrangeiros, por países, é de 203.326 milhões de dólares (157.440 milhões de euros), segundo os dados do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS, na sigla inglesa), relativos a Junho de 2010.
 
Por países, são os bancos espanhóis que estão mais estão expostos à dívida de Portugal (incluindo dívida privada e dívida pública), com 78.288 milhões de dólares (60.620 milhões de euros), seguidos das instituições francesas, com 41.904 milhões de dólares e das alemãs, com 37.240 milhões de dólares.
 
A maioria desta dívida portuguesa, no entanto, é privada, segundo os dados dos testes de resistência ('stress tests') à banca europeia, de Julho de 2010, que se basearam em informações que os bancos deram em março do ano passado ao Comité das Autoridades Europeias de Supervisão Bancária.
 
De acordo com estes dados, as instituições espanholas tinham na altura em carteira 6.807 milhões em dívida soberana portuguesa (a maioria no Santander, que detém o banco português Totta), enquanto as francesas detinham cerca de 4.900 milhões de euros, sendo que a maioria dos analistas considera que os bancos dos dois países já reduziram a exposição, desde então.
 
À frente do segundo grupo dos países a cujos bancos Portugal mais deve, segundo os números do BIS, está o Reino Unido, com 22.386 milhões de dólares, a Irlanda, com 5.146 milhões, a Holanda, com 5.129 milhões e Itália, a que Portugal deve 4.734 milhões de dólares.
 
Aos bancos dos Estados Unidos, Portugal deve 3.153 milhões de dólares, aos suíços 2.780 milhões de dólares e, às instituições belgas, um total de 2.566 milhões de dólares.
 
Fora da lista dos dez principais, os bancos do Japão, com 2.191 milhões de dólares, lideram a segunda dezena da lista de credores do BIS, a que se seguem os da Áustria, com 1.855 milhões, do Brasil (770 milhões), da Suécia e da Dinamarca (395 milhões e 229 milhões respetivamente), da Grécia, com 101 milhões e do Chile, com um milhão.
 
Para quarta-feira, Portugal agendou um leilão de dívida pública, a cinco e dez anos, com o valor indicativo entre 750 a 1.250 milhões de euros.