terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Participação portuguesa em estudo sobre bovinos europeus

Participação portuguesa em estudo sobre bovinos europeus
 
Comprovada a elevada diversidade genética de touros Ibéricos

Diversidade genética de touros IbéricosInvestigadores sediados na Irlanda, América, Finlândia, Holanda e pela Europa descobriram que as diferenças observadas nos cromossomas Y dos bovinos Europeus reflectem efeitos fundadores associados ao desenvolvimento e à expansão de dois grupos de bovinos leiteiros: as raças calçadas ou vermelhas do Mar do Norte e da costa do Mar Báltico, e as raças malhadas, amarelas ou castanhas da Suíça.
Com o objectivo de determinar a diversidade genética do cromossoma Y entre bovinos da Europa e para investigar as origens dos bovinos leiteiros, obteve-se informação específica do cromossoma Y para um total de 1472 touros de 111 raças.
 
"Na minha opinião, a nossa investigação constitui um importante contributo para o melhor entendimento das origens dos bovinos", afirmou a co-autora portuguesa, Catarina Ginja, bolseira de pós-doutoramento do INRB, Lisboa.
 
Adicionou ainda: "Utilizaremos estes dados de animais actuais para estudar o passado através da utilização de técnicas de DNA ancestral. Esperamos assim, num futuro próximo, entender de forma mais abrangente as trajectórias evolutivas destas linhagens paternas. Esta é uma investigação estimulante que fornecerá certamente novas informações sobre a domesticação dos bovinos e o eventual cruzamento entre estes e o seu ancestral selvagem, o auroque."
 
Os resultados alcançados pela equipa foram publicados no último número da revista científica PloS ONE e incluem três resultados-chave: um forte contraste Norte-Sul entre as duas linhagens paternas dominantes na Europa e que coincide com fronteiras históricas, linguísticas, religiosas e culturais; um aumento da diversidade do cromossoma Y em raças de regiões periféricas (Inglaterra, Países Nórdicos e Ibéria) quando comparadas com raças da Europa Central; e por fim, uma associação das linhagens do Norte e do Sul com o desenvolvimento das raças bovinas leiteiras.
 
Este é considerado o estudo mais completo sobre este assunto até agora realizado, já que inclui uma amostragem alargada das raças Europeias. Foi desenvolvido por vários grupos de investigação (Trinity College Dublin, University of California Davis, MTT Agrifood Research Finland, Utrecht University e SERIDA-Gijon-Spain), mas também com a ajuda do Consórcio Europeu de Diversidade Genética Bovina e resulta de um amplo esforço para caracterizar a diversidade genética e compreender as origens das raças bovinas autóctones com o objectivo de conservar os recursos genéticos animais.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário