segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pirandello e Virgílio Castelo no Teatro Tivoli

Teatro

Pirandello e Virgílio Castelo no Teatro Tivoli

Virgílio Castelo, depois das suas deambulações pelos ecrans de televisão, regressa aos palcos com a peça de teatro "Um, Ninguém e Cem Mil", do italiano Luigi Pirandello, Prémio Nobel da Literatura, e que estará em cena nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, pelas 21:30, no Teatro Tivoli.
Com encenação de Nelson Monforte, produção executiva de Hermano Maia Produções e criação de O Dragoeiro companhia teatral, em Um, Ninguém e Cem Mil, Virgílio Castelo interpreta um monólogo trágico-cómico, num espectáculo que também terá música, com a actuação em palco da violoncelista Margarida Moser, num cenário com uma forte vertente multimédia.
"Um, Ninguém e Cem Mil" vivem-se e na primeira pessoa as desventuras de Vitangelo Moscarda, herdeiro de uma reputada família da banca.
Devido a um simples comentário da mulher ao seu nariz, põe a sua identidade radicalmente em causa, descobrindo que há uma infinidade de Moscardas no olhar dos outros, assim como na sua própria visão. E é Pirandello com as suas dúvidas e as suas angústias.
O romance, que é o último de Luigi Pirandello, descreve uma caminhada sem retorno em direcção à renúncia e despojamento totais do seu nome, história e personalidade.
Numa espiral de acções tão patéticas como fatídicas, que simultaneamente suscitam o riso e a pena, condena-se à bancarrota, à insanidade e ao isolamento.



Zita Ferreira Braga


Sem comentários:

Enviar um comentário