quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Café é benéfico para a prevenção de diabetes

Café é benéfico para a prevenção de diabetes
 
Estudo da Universidade da Califórnia revela que consumidoras de café têm níveis mais elevados de SHBG
 
Café pode prevenir diabetes tipo 2 nas mulheresAs mulheres que bebem pelo menos quatro chávenas de café por dia possuem menos de metade da probabilidade de desenvolver diabetes comparativamente com as não consumidoras de café. Os investigadores Atsushi Goto e Simin Liu, da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), atestaram que o consumo de café aumenta os níveis plasmáticos de uma proteína chamada SHBG. Esta regulamenta a actividade biológica das hormonas sexuais, testosterona e estrogénio, que intervêm no desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Em trabalhos anteriores, Liu e seus colegas já tinham identificado duas mutações no gene que codifica para a SHBG (sex hormone-binding globulin) e os seus efeitos no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Para a realização do estudo, os investigadores utilizaram 359 novos casos de diabetes, associados a 359 controlos aparentemente saudáveis, seleccionados entre cerca de 40 000 mulheres inscritas no Women's Health Study, um estudo cardiovascular, em grande escala, originalmente concebido para avaliar os benefícios e os riscos do baixo doseamento de aspirina e vitamina E, na prevenção primária de doenças cardiovasculares e cancerígenas.
Este estudo revelou que as mulheres que bebiam quatro chávenas de café por dia possuíam níveis significativamente mais elevados de SHBG e uma menor probabilidade, de 56 por cento, de desenvolver diabetes comparativamente com as não consumidoras de café. Descobriram também que as mulheres portadoras da mutação do gene que provocava o aumento dos níveis plasmáticos de SHBG no sangue eram as mais beneficiadas com o consumo de café.
Um grande número de estudos clínicos tem implicado o importante papel das hormonas sexuais no desenvolvimento de diabetes tipo 2, sendo agora possível comprovar que a proteína SHBG é crítica como meta inicial para a avaliação do risco e da prevenção do aparecimento de diabetes.
Adicionalmente ao efeito benéfico do consumo de café para a prevenção de diabetes, investigadores acreditam que também poderá melhorar a tolerância do organismo à glicose, através do aumento do metabolismo ou do melhoramento da sua tolerância à insulina.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário