segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"O Barão", de Edgar Pêra,estreia mundial no Festival de Roterdão

Cinema

"O Barão", de Edgar Pêra,estreia mundial no Festival de Roterdão

"O Barão" baseia-se na novela homónima e no conto "Involuntário" do escritor Branquinho da Fonseca, com argumento adaptado de Luísa Costa Gomes.
Com um orçamento de cerca de 900 mil euros, o filme conta no elenco com Nuno Melo (o barão), Marcos Barbosa (o inspector), Leonor Keil, Marina Albuquerque e Miguel Sermão.
A fotografia é de Luís Branquinho, neto de Branquinho da Fonseca, e a banda sonora de As Vozes da Rádio.
Publicada em 1942, a novela "O Barão" combina suspense e fantástico na narração de uma história sobre um inspector escolar que conhece um aristocrata excêntrico e enigmático numa aldeia remota da serra do Barroso.
A personagem principal, "a persona medieval do Barão", "é uma arrogante criatura que todos conhecem. Uns dizem que governa uma ilha, outros afirmam que domina a sua terrinha, alguns pensam que controla o país. Essas figuras, amadas e odiadas, são uma constante deste Portugal", argumenta o realizador na nota de intenções.
O filme é exibido no dia 30 no festival de Roterdão, no dia em que serão mostradas quatro curtas-metragens de Sandro Aguilar, a quem a organização chama "força da natureza".
"Sem Movimento" (2000) ou "Voodoo" (2010), cuja exibição repete na segunda-feira, demonstram uma realização "poderosa, precisa e emotiva", sublinhou a organização do festival de Roterdão.
O realizador e produtor terá ainda o filme "Mercúrio" a competir para os Tiger Awards.
A participação portuguesa no festival passa também pela apresentação de "Na Escola", filme curto de Jorge Cramez, e pela estreia de "Imagens de uma Cidade Perdida", que o realizador norte-americano Jon Jost rodou em Lisboa nos anos 1990.
A 40.ª edição do Festival de Cinema de Roterdão começou no dia 26 e termina a 06 de Fevereiro.
(ES)



Sem comentários:

Enviar um comentário