segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Igreja Católica deve responder com a «intervenção» e a «denúncia» às «incoerências» dos discursos

Igreja Católica deve responder com a «intervenção» e a «denúncia» às «incoerências» dos discursos

Braga, 10 Jan (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, considera que a Igreja Católica deve responder com a intervenção e a "denúncia" às "incoerências" de muitos dos discursos "que hoje se fazem", refere o 'Diário do Minho'

"Acho que é fundamental também caminharmos na linha da denúncia. Se a missão da Igreja é o anúncio da Boa Nova, para tal, por vezes, é preciso também denunciar", disse o prelado este Domingo, em Vila do Conde.

Na missa em que os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia local prestaram publicamente o seu compromisso para um novo mandato, D. Jorge Ortiga constatou que "há muita gente que se resigna à sua sorte", "à espera daquilo que poderá acontecer e, sobretudo, daquilo que lhe poderão oferecer".

Para o arcebispo de Braga, "é necessário reagir" e "trabalhar", pelo que os organismos eclesiais têm de ser capazes de contribuir para a criação de uma "mentalidade" que renuncie à passividade.

D. Jorge Ortiga salientou também que a Igreja deve assumir-se "como protagonista, não com ambições de qualquer género, mas, pura e simplesmente, como serva" para construir uma ordem social "perfeita", mais "justa e digna do homem".

O prelado pediu aos cristãos para serem capazes de se deixarem "entusiasmar" pelos acontecimentos positivos que ocorrem na Igreja e no mundo e para não viverem "só do pessimismo".

"Há tanta coisa bela e maravilhosa e, às vezes, só nos detemos perante as coisas negativas", constatou.

RM

Sem comentários:

Enviar um comentário