sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cientista Maria do Carmo Fonseca é a vencedora deste ano do Prémio Pessoa

Cientista Maria do Carmo Fonseca é a vencedora deste ano do Prémio Pessoa

Cientista Maria do Carmo Fonseca é a vencedora deste ano do Prémio Pessoa

2010-12-17

A cientista Maria do Carmo Fonseca venceu o Prémio Pessoa 2010, anunciou hoje o presidente do juri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais.

É a primeira mulher cientista a receber individualmente o Prémio Pessoa. A bióloga molecular Maria do Carmo Fonseca, de 51 anos, foi a escolhida para o prémio deste ano pela "sua contribuição original, que inclui cinco publicações durante o ano de 2010 em revistas de grande prestígio internacional" sobre a "identificação dos mecanismos de transmissão de mensagens no interior da célula" e por, assim, contribuir para "a melhor compreensão de doenças causadas por erros de natureza que afectam esse processo".

Maria do Carmo Fonseca, professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e directora do Instituto de Medicina Molecular, havia já sido distinguida com os científicos internacionais Dupont de Ciência, Sala-Trepat e o Pfizer.

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é promovido pelo jornal Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e destina-se a reconhecer pessoas de nacionalidade portuguesa que protagonizaram uma intervenção relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.


O júri do Prémio Pessoa é presidido por Francisco Pinto Balsemão, tendo como vice-presidente Fernando Faria de Oliveira. Integra ainda Alexandre Pomar, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto Moura, João José Fraústo da Silva, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui Baião e Rui Vieira Nery.
A bióloga  junta-se assim à lista de vencedores desta área, que inclui António Damásio e a mulher Hanna, António Pestana e Manuel Sobrinho Simões. O laureado de 2009 tinha sido o Bispo do Porto D. Manuel Clemente.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário