segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cabo Verde homenageia Cesária Évora

Lazer Outros

Cabo Verde homenageia Cesária Évora

Segundo Gilyto Semedo, diretor da GMS Entertainment, empresa que divulgou os nomeados para os prémios Music Awards, Cesária Évora, ou "Cize", 69 anos, não é candidata em nenhuma das 18 categorias, dado o seu percurso na História da Música de Cabo Verde.
"Cize é responsável pela internacionalização da música de Cabo Verde e abriu portas para que, hoje, vários artistas crioulos sejam escutados nos palcos de todo o mundo. O papel de Cesária Évora em prol da cultura nacional é indiscutível e a sua carreira de sucesso é um orgulho para toda a nação", explicou o também cantor.
"Por essa razão, a organização do CVMA entende que "Cize" não deverá submeter-se ao concurso nem às votações. Merece, isso sim, uma distinção muito especial na gala", acrescentou.
Para Gilyto Semedo, a homenagem será "uma forma de agradecimento" pela longa caminhada na música de Cabo Verde, pelo sucesso, pela carreira sólida que conseguiu construir e por ser um dos nomes que colocou o país no mapa do mundo musical.
A Diva dos Pés Descalços lançou um novo disco, "Cesária Évora &…", que conta apenas com duetos com artistas de 15 países de África, América e Europa, CD que se segue a "Nhô Sentimento", datado de 2009.
Nome incontornável da designada World Music, com milhares de discos vendidos, o novo álbum de Cize tem 19 temas, dois deles, como bónus, gravados ao vivo, reunindo várias músicas do mundo em duetos com cantores como Lura, Teófilo Chantre, Bonga, Marisa Monte e Caetano Veloso.
Os franceses Cali e Bernard Lavilliers, o senegalês Ismael Lo, o maliano Salif Keita, os cubanos Compay Segundo e Chucho Valdés, o italiano Adriano Celentano, o polaco Kayah, a mexicana Tania Libertad, o espanhol Pedro Guerra, o norte-americano Bonnie Raitt, o sérvio Goran Bregovic e a grega Eleftheria Arvanitaki participam também no disco.
Natural do Mindelo, onde nasceu a 27 de Agosto de 1941, Cesária Évora é considerada a "embaixadora da morna", música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, tendo já editado 24 discos, entre originais, ao vivo e em parceria com outros artistas de vários países.
(ES)

Sem comentários:

Enviar um comentário