quinta-feira, 25 de novembro de 2010

“48” venceu o Grande Prémio Cidade de Coimbra

Cinema

"48" venceu o Grande Prémio Cidade de Coimbra

Este é o quarto festival a premiar "48", de Susana de Sousa Dias, depois de ter sido contemplado com o Grand Prix do Cinema du Réel, o FIPRESCI Award pelo Dok Leipzig, e o Best World Documentary Award pelo Jihlava Documentary Filme.
Até ao início de Dezembro, "48" concorrerá ainda a festivais a realizar na Itália, no Brasil, em França, na Turquia e em Espanha depois de já ter sido exibido em 30 festivais e mostras de cinema.
O último galardão atribuído a "48" foi o Prémio Opus Bonum para Melhor Documentário Internacional no Festival Internacional do Filme Documentário de Jihlava, na República Checa, no início deste mês.
Susana de Sousa Dias, que já realizou "Processo-crime 141/53 – Enfermeiras no Estado Novo" (2000) e "Natureza Morta" (2005), voltou ao período do Estado Novo em "48" para falar dos antigos prisioneiros da PIDE, polícia política dos regimes de Salazar e Caetano.
"48" contem testemunhos de entrevistas realizadas pela realizadora, sobrepostos às imagens a preto e branco tiradas na época por agentes da PIDE às pessoas que foram presas e torturadas.
Com 48 anos, a realizadora – que espera estrear "48" nas salas portuguesas até ao fim deste ano ou em 2011 - encontra-se a realizar o documentário "Luz Obscura" e está a trabalhar numa instalação em três ecrãs do filme "Stilleben" (Natureza Morta).
(ES)

Sem comentários:

Enviar um comentário