quinta-feira, 21 de outubro de 2010

UE concede 10 milhões de euros na luta contra os focos epidémicos nos países em desenvolvimento

UE concede 10 milhões de euros na luta contra os focos epidémicos nos países em desenvolvimento

A Comissão Europeia concedeu a 30 de Setembro uma verba de 10 milhões de euros do seu orçamento da ajuda humanitária para a redução da incidência das epidemias que afectam as pessoas vulneráveis nos países em desenvolvimento e para o apoio de operações de emergência destinadas a fazer face aos focos de doenças transmissíveis. Estes fundos vão permitir a cerca de 3 600 000 pessoas que vivem em zonas de alto risco epidémico beneficiarem de uma protecção eficaz contra as doenças. Desenvolvimento em IP/10/1256.

Comissária Georgieva toma os primeiros passos para criar um Corpo Europeu de ajuda humanitária voluntária

Kristalina Georgieva, Comissária Europeia da Cooperação Internacional e Ajuda Humanitária, lançou a 30 de Setembro uma consulta das partes interessadas para a criação de um Corpo Europeu de ajuda humanitária voluntária. Esta iniciativa prevista no Tratado de Lisboa dará a possibilidade aos voluntários europeus de contribuírem para operações de ajuda humanitária da UE. Desenvolvimento em IP/10/1255 e SPEECH/10/496.

Apoio à política marítima integrada

A Comissão Europeia deu a 30 de Setembro a conhecer a sua proposta de renovação do apoio financeiro à política marítima integrada da UE, criada em 2007, no período de 2011 a 2013. O objectivo da proposta é possibilitar que a Comissão, os Estados-Membros e as outras partes interessadas do sector marítimo continuem a pugnar pela exploração sustentável dos oceanos, dos mares e da costa. A política marítima integrada advoga uma abordagem integrada da gestão e governação dos oceanos, mares e litorais e promove a interacção de todas as políticas da UE relacionadas com o domínio marítimo. O orçamento proposto (50 milhões de euros) destina-se a financiar o trabalho que está a ser desenvolvido desde 2007 para eliminar os obstáculos políticos, realizar economias a nível dos orçamentos nacionais e da UE e promover sinergias estabelecendo pontes entre as políticas com incidência no mar - transportes, pescas, alfândegas e protecção do meio marinho. Desenvolvimento em IP/10/1268.

Setembro de 2010: inflação da zona euro estimada em 1,8%

Em Setembro, segundo uma estimativa rápida publicada pelo Eurostat, a taxa de inflação anual da zona euro será de 1,8%. Em Agosto, essa taxa foi de 1,6%. Mais Info em STAT/10/141.

Paquistão: Comissária Georgieva anuncia a duplicação dos fundos destinados às vítimas das inundações

No momento em que milhões de pessoas têm ainda uma premente necessidade de ajuda humanitária de emergência, a Comissária Europeia da Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, anunciou que a Comissão Europeia vai duplicar os fundos destinados à ajuda de emergência ao Paquistão, elevando assim o seu montante total a 150 milhões de euros. No total, a UE, tendo em conta a Comissão e os Estados-Membros, presta uma ajuda de um valor total de 320 milhões de euros às vítimas das inundações. Desenvolvimento em IP/10/1278 e MEMO/10/467.

COLUNA DE ABILIO LIMA - http://www.raizonline.com/vinteeoito.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário