sexta-feira, 30 de julho de 2010

Indicador do clima de negócios para a zona euro mantém-se inalterado

Indicador do clima de negócios para a zona euro mantém-se inalterado

Em Junho, o indicador do clima de negócios para a zona euro manteve-se inalterado, após 14 meses de crescimento ininterrupto. O nível actual deste indicador sugere que a recuperação da actividade económica na indústria deverá prosseguir nos próximos meses, embora possa perder algum dinamismo. Mais Info em IP/10/849.

Novas regras da UE para a rotulagem de produtos biológicos entram amanhã em vigor

As novas regras da UE relativas à rotulagem dos produtos biológicos, incluindo o requisito de aposição do novo logótipo biológico da UE, entraram em vigor a 1 de Julho. O novo símbolo, conhecido por "Eurofolha", será obrigatório para os alimentos biológicos pré-embalados produzidos em qualquer dos Estados-Membros da UE que satisfaçam as condições exigidas. Juntamente com o novo rótulo da UE, continuarão a figurar outros logótipos privados, regionais ou nacionais. No caso dos produtos biológicos não embalados e importados, a aposição do logótipo continua a ser facultativa. Para além do logótipo, as novas regras de rotulagem prevêem igualmente a indicação obrigatória do local de cultivo dos ingredientes e do código do organismo de controlo. Os produtores dispõem de um período de transição de dois anos para cumprirem as novas regras de rotulagem. São também introduzidas, pela primeira vez, normas em matéria de aquicultura biológica. Desenvolvimento em IP/10/861.

Turismo: Europa quer manter o primeiro lugar como destino turístico mundial

Manter a Europa como primeiro destino turístico mundial é o objectivo de uma comunicação apresentada a 30 de Junho pela Comissão Europeia. Com 370 milhões de visitantes em 2008, a Europa é o destino de mais de 40% do turismo mundial. Contudo, os efeitos da rápida evolução da economia mundial têm afectado o sector do turismo, provocando grandes alterações nas escolhas dos turistas e nos respectivos mercados de origem. Identificando desafios como a sazonalidade e o envelhecimento da população, o documento esboça uma política de apoio a este sector crucial da economia europeia e propõe iniciativas em prol da sua competitividade e desenvolvimento sustentável, com base na qualidade e na promoção da visibilidade da Europa enquanto destino turístico excepcional. Informações em IP/10/858 e MEMO/10/289.

Coluna de Abilio Lima : http://www.raizonline.com/vinteeoito.htm

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