quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ambientalistas cabo-verdianos denunciam caça às tartarugas

Ambientalistas cabo-verdianos denunciam caça às tartarugas

O arquipélago é tido como um dos viveiros mais importantes do mundo da tartaruga careta, em vias de extinção.

Da Redação, com agência

Praia - A Biosfera, uma organização ambientalista sediada em S.Vicente, denunciou a caça predatória de tartarugas por pescadores em Santa Luzia, única ilha desabitada de Cabo Verde, noticiou, segunda-feira(9), a BBC.

Interpelado o ministro do Ambiente, José Maria Veiga, admite que os cabo-verdianos estão a matar a sua galinha de ovos de ouro, que é o ambiente saudável, num país que quer viver do turismo.

"Os pescadores da região norte de Cabo Verde têm vindo a caçar aqueles animais, não obstante isso ser proibido por lei ". O responsável da Biosfera, José Melo, exige que a lei seja cumprida.

"Nós temos leis claras em Cabo Verde sobre a protecção de tartarugas marinhas. Sempre que haja certeza de que alguém cometeu alguma infracção a punição deve ser exemplar ", sublinhou.

A Biosfera pretende realizar estes dias um acampamento para defesa das tartarugas em Santa Luzia. .

À caça às tartarugas, cuja carne é apreciada pelos cabo-verdianos, se junta a extracção de areia nas praias de Cabo Verde, bem como da construção de grandes estruturas hoteleiras perto das praias. Tudo isso é apontado como factores que afugentam as tartarugas de Cabo Verde.

O arquipélago é tido como um dos viveiros mais importantes do mundo da tartaruga careta, em vias de extinção.

Pressionado pelos ambientalistas, por um lado, e pelas famílias que vivem da apanha de areia, por outro, o ministro do Ambiente, José Maria Veiga, admite que é preciso uma solução que não leve os cabo-verdianos a matarem a sua galinha de ovos de ouro.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário