terça-feira, 18 de maio de 2010

Transportes: UE actualiza regras de segurança da aviação

Transportes: UE actualiza regras de segurança da aviação


Entrou a 29 de Abril em vigor novas medidas para racionalizar e simplificar o quadro europeu para a segurança da aviação, que foi introduzido em 2002 na sequência dos ataques de 11 de Setembro. Esta revisão das normas incide sobre melhor regulamentação e simplificação dos procedimentos, de modo a facilitar a aplicação de controlos de segurança. Para os passageiros, as novas normas abrem a porta à negociação de acordos de segurança com países terceiros de tipo "balcão único", que permitam evitar a duplicação de controlos dos passageiros em trânsito. Fixa igualmente um prazo claro para a eliminação das actuais restrições ao transporte de líquidos na bagagem de mão: até Abril de 2013 têm de ser introduzidos novos equipamentos para controlar os líquidos em todos os aeroportos europeus.

Estas medidas irão melhorar a vida dos passageiros, reduzir a duração dos trânsitos nos aeroportos e diminuir os custos financeiros. Informações em IP/10/479. Programa de distribuição de fruta nas escolas: distribuição dos fundos da UE para o segundo ano desta iniciativa .


A Comissão Europeia decidiu a 29 de Abril a repartição definitiva dos apoios da UE ao programa de distribuição de fruta nas escolas durante o ano lectivo 2010/2011.

Dos 27 Estados-Membros da UE, 25 participam no segundo ano de execução deste programa. O programa irá disponibilizar 90 milhões de euros para a distribuição de fruta e legumes nas escolas, sendo esta verba complementada por recursos financeiros nacionais e privados. Os principais países beneficiários são a Itália (21 milhões de euros), Alemanha (10 milhões), Roménia (9,6 milhões) e Polónia (9,2 milhões). A Finlândia e a Suécia não participam no programa. O programa de distribuição de fruta nas escolas visa promover bons hábitos alimentares entre os jovens. Segundo estudos realizados, estes tenderão a conservar esses hábitos na idade adulta. Actualmente, cerca de 22 milhões de crianças da UE têm excesso de peso, das quais mais de 5 milhões são obesas. A melhoria dos hábitos alimentares pode desempenhar um papel importante para combater este problema de saúde pública. Para obter mais informações sobre o programa de distribuição de fruta nas escolas da União Europeia, consulte:

http://ec.europa.eu/agriculture/markets/fruitveg/sfs/index_en.htm.

Sem comentários:

Enviar um comentário