quinta-feira, 27 de maio de 2010

Portugal publica por ano 7000 artigos científicos de relevância internacional

Portugal publica por ano 7000 artigos científicos de relevância internacional

Discurso proferido por Mariano Gago durante a III Gala da Ciência, na Figueira da Foz
Portugal publica por ano sete mil artigos científicos com significado internacional, disse sábado à noite na Figueira da Foz o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago.
 
Intervindo durante a III Gala da Ciência, promovida pelo jornal online Ciência Hoje, no Casino local, Mariano Gago assinalou ainda que a publicação de artigos científicos no nosso país registou, na última década, um "crescimento explosivo, o maior crescimento europeu".
 
"Sete mil artigos por ano é fazerem as contas, são cerca de 20 por dia. São vinte histórias que terminam naquele dia, às vezes são histórias de um, dois, três anos, investigações de cinco anos que terminam", explicou.
 
Segundo Mariano Gago "passou a ser importante" o País saber "alguma coisa" sobre as sete mil "aventuras da ciência" nacional, realizadas anualmente. "Não é qualquer coisa que possamos, alegremente, ignorar", avisou. Para o ministro, a actividade dos investigadores, cientistas, promotores e divulgadores da produção científica nacional é do conhecimento de "poucas pessoas".
 
"Era essencial sabermos (…) E realmente, só [sabem] os colegas de profissão, os que estão mais próximos deste meio", lamentou o ministro. Embora sublinhe que os cientistas portugueses não são "publicamente" heróis nacionais, "de facto são heróis nacionais", asseverou.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário