terça-feira, 30 de março de 2010

COLÓNIA DA PENINA - PORTIMÃO:Gatos lindos para adopção!


COLÓNIA DA PENINA - PORTIMÃO:Gatos lindos para adopção!
 
A Panchita (tigradinha) é a fêmea da mini colónia da Penina, em Portimão. Apenas ficou ela e dois filhos, o Pacheo (tigrado azul) e o Pictulis (amarelo). Todos são gatinhos extremamente meigos e viviam num local de risco eminente: estrada muito movimentada, visitas de cães (um dos gatinhos já foi morto por um deles) e perigo de envenenamento, assim como se encontravam completamente isolados e dependentes de alguém que lá fosse alimentá-los, para além de viverem no meio de uma lixeira imensa!

A única pessoa que olhava por eles, já lá não mora, mas como ainda tem as filhas a estudar num colégio lá perto, quando se lembrava ia lá deitar uns restos imundos (espinhas de peixe, arroz cheio de gordura de dias, pão e até direito a maçãs cruas, cebola, conchas de moluscos e similares), despejados em plena terra. Perante este cenário, tomei a iniciativa de começar a alimentar diariamente esta mini colónia e iniciar o processo de esterilização, juntamente com uma amiga. Começamos por dar início à esterilização da fêmea e após o recobro, voltamos a colocá-la no local.

Contudo, passados uns dias, deparei com o Pictulis (amarelo) lesionado numa pata e de imediato, marcou-se a esterilização e tratamento da pata. Esta apresentava um golpe profundo e teve de levar pontos, pelo que o gatinho não pode retornar à colónia, até porque teria de ser tratado diariamente e levar antibiótico injectável. Daí surgiu a preocupação da sua reintegração e aquando da altura da esterilização do Pancheo, retirámos a Panchita para não ficar sozinha e acabei por recolher a pequena família cá em casa.

Contudo, não tenho qualquer condição de me manter como FAT durante muito tempo, dada a minha profissão não me permitir ter um poiso certo e já ter 3 gatos adultos que me acompanham para todo o lado. A minha amiga, por outro lado, tem 11 gatos dentro de casa, 3 no quintal e outros quantos de colónia que alimenta, para além de capturas frequentes faz para esterilização. Tendo apelado ajuda, consegui uma FAT para dois deles, a partir do dia 12 de Abril, faltando apenas 1.

Tenho imensa pena de os separar, dado serem uma família muito unida… Todos eles se adaptaram perfeitamente à vida de apartamento e são muito limpos. Todos eles são de fácil trato. Quem os adoptar ficará com toda a certeza, feliz pela opção que tomo.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário