domingo, 6 de dezembro de 2009

RAIZONLINE 49


Piadas Decentes

Maltrato Zero - Movimento de Países Ibero-Americanos para Eliminação da Violência Contra as Mulheres - Arlete Piedade

AMI: 25 anos a socorrer quem precisa - Quando nasceu a 05 de Dezembro de 1984, a Assistência Médica Internacional (AMI) visava apenas o apoio médico voluntário. 25 anos depois, assume-se como uma organização de «acção humanitária global», nas palavras do seu fundador, António Nobre.

Cantinho dos animais sozinhos -

Coluna de Abílio Lima - Neste jornal Abílio Lima desenvolve a parte noticiosa e informativa dos eventos que têm lugar a nível comunitário relacionados directa ou indirectamente com Portugal ao mesmo tempo que prestará os esclarecimentos que lhe forem solicitados sobre agricultura, programas comunitários, formas de candidatura a programas comunitários e de uma forma geral tudo o que esteja relacionado com a agricultura e a União Europeia.

Coluna de Ricardo Dorés - Com formação acadêmica em Direito e especialização em Marketing, ocupou no mercado as posições de Diretor de Unidades de Negócios, Gerente de Unidade de Negócio, Gerente Nacional de Vendas, Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Gerente de Treinamento de Vendas, Supervisor de Vendas, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, tais como: 3M, Pfizer, Glaxo, IMB, Itaú Seguros, dentre outras. E, há 10 anos, consultor empresarial e palestrante.

Ser Líder ou não ser - Ricardo Dorés - «Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir». (Jesus Cristo) - Existem pessoas que tornam-se líderes com o tempo, por meio de treinamentos e vivência nas situações diárias que enfrentam e solucionam, outras, já nascem com instinto de liderança, que começa a fluir desde a infância, nas brincadeiras de rua ou nas turmas de colégio.

Explorar a energia no mar a partir do vento - EDP quer instalar WindFloat - O oceano representa o recurso mais extenso do planeta, que pode ser aproveitado em termos energéticos não apenas quando as ondas rebentam na costa.A exploração da energia eólica offshore, em alto mar, pode ser um importante contributo para o cumprimento das metas comunitárias de incorporação de fontes renováveis na produção e electricidade.

Coluna de Rosa Pena - Baila Comigo - Eu sou uma razoável idéia com cabeça, tronco e membros que se magoa com palavras duras soltas ao acaso, mas se lixa para palavrões bem ditos na lata, que não gosta de bebidas alcoólicas, mas ama um pilequinho no momento certo, que odeia pieguices apelativas, mas chora de montão em final de comédia romântica.

NA ILHA DE S. VICENTE - Crónica por João Furtado - Nunca senti tão só como estou a sentir há dois dias. Esta viagem a Ilha do Porto Grande, não posso dizer que não foi planeado, mas também não posso afirmar que estava convicto que a ia realizar. Há meses que tenho tido mil promessas de viagem em trabalho que tudo se desfez como nuvens nesta terra de pouca chuva. Bem não se pode dizer que este ano choveu pouco.

Causos e Causídicos - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos. - ACAS, o Caipira Urbano. Quem é o doutor Madureira?. Ele é promotor de justiça em Matozinhos, interior de São Paulo e teve contato com um caso que, embora pareça inverossímil, é a mais pura expressão da verdade.

Coluna - Antônio Carlos Affonso dos Santos. - ACAS, o Caipira Urbano. - O Jogo da Fazenda Tatuca - Certa vez, o João Domingos, técnico do nosso time, arranjou um jogo contra a Fazenda Tatuca. A Tatuca era uma fazenda pequena, como a São José, de onde éramos. O problema é que a Tatuca ficava muito longe: - quase quarenta quilômetros.

O Fusca casa, a casa Fusca.- Causo por José Pedreira da Cruz

Alinhavando… - Crónica por Maria das Candeias Leal - De madrugada, ainda deitada, começo a alinhavar. Tem dias que alinhavo tanta coisa que nunca chego a costurar. Alinhavo, alinhavo e vou colocando no «cesto de costura» da minha memória. Levanto-me, visto o robe, faço o café e vou sentar-me em frente ao computador. Enquanto bebo o café e como a torrada, vejo o correio, entro no Flickar, depois no Facebook, e por fim no Pogo, ficando por ali algum tempo jogando jogos com pessoas que vivem em outras partes do Mundo. E tudo o que tinha alinhavado fica no cesto à espera de eu o «coser».

Colunas de Francis Raposo Ferreira - Poema Violência; Amor Puro - Poema ; A mulher da minha vida - Poema; Crónica: Fontes secas - Quantos de nós, já não se viram envolvidos em projectos que acreditamos, desde o seu inicio, poderem contribuir para ajudar a superar algumas dificuldades que o futuro nos apresente, mas que depois se nos apresentam como sendo, quase, vazios de conteúdos úteis à prossecução dos nossos objectivos, e só digo quase vazios, porque cabe a cada um de nós conseguir fazer despoletar alguns dos aspectos positivos, omissos nos objectivos do projecto, e que poderão vir a constituir uma mais-valia.

CORONEL FABRICIANO - Juventude - BENEDITO FRANCO - E por falar em mini saia... - Sem apagão e felizes... - Pensam que mini-saia, ou vestido curtíssimo, é coisa d'agora? Ledo engano. Papai me relatou que, em sua terra, pelos idos de 1924-25, as moças usavam-nos. A Belinha, a mais bonita da cidade, Miss Antonio Dias, mocinha linda, como o nome indica, alegre, sorridente e serelepe, de ótima família, desejada ou admirada por todos, com curvas e seu rebolado sexy, nas ruas e casas, virava a cabeça de meninos e moços. Inocentemente, com as mini saias, ou vestidos curtíssimos, colocava à mostra a calcinha de rendas... Se numa Universidade estivesse... seria expulsa!... Deixe pra lá!

Arlete Piedade almoça com colaboradoras do Raizonline - Provando que se pode passar do virtual para o real, a nossa chefe de redacção deslocou-se a Lisboa no passado dia 18 de Outubro, domingo, e aproveitou a oportunidade para um encontro ao vivo, almoçando com as nossas queridas colaboradoras, as distintas poetisas Maria da Fonseca e Ilona Bastos.

Coluna Um - Selecções - VI -Estamos na fase «executiva» - Daniel Teixeira - Continuamos nesta semana a publicar os trabalhos e referências dos autores dos trabalhos já inscritos - Por razões de saúde, gripe, a nossa chefe de Redacção Arlete Piedade não pode dar a sua colaboração escrita a este exemplar.

A COLUNA DE ARLETE PIEDADE - 25 de Novembro - Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra as Mulheres - O Dia Internacional da não Violência Contra a Mulher – 25 de Novembro – foi instituído através de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, a fim de representar a luta pela sensibilização da opinião pública relacionada à violência e a todas as formas de discriminação, contra a mulher.

Histórias da Vida Real - Crónicas por Martim Afonso Fernandes - O que pode ser feito com um charuto usado com inteligência...- Quando menos se podia esperar, naquela cidade pacata ocorreu um homicídio na calada da noite. Era inverno rigoroso.

Histórias da Vida Real - Crónicas por Martim Afonso Fernandes - «O Cabeção» - Após um parto sofrido, a criança nasceu e depois cresceu. Na idade permitida foi para a escola, mas desde que começou a andar pelas ruas, mesmo registrado e batizado com o nome de João, sendo seus pais conhecidos no lugarejo, as pessoas da pequena cidade chamavam-no de «Cabeção».

Cartas ao Director - A publicação das Seleções do ano de 2009 do Jornal Raizonline estão em processo de análise e consideração nomeadamente sobre custos e preços do valor dos portes (nomeadamente para fora de Portugal) que não são pequenos, o que virá seguramente a repercutir-se sobre os números de volumes «vendidos». Estamos a tentar arranjar soluções que minimizem o problema mas um afago de donativos seria bem vindo neste período, de forma a fazer repercutir esses valores nos custos gerais. Agradece-se toda a atenção possível a esta questão...

VER E SENTIR (Crónica XL por Cristina Maia Caetano - Há quem diga, que todas as criaturas da natureza falam connosco, transmitem conhecimentos e mensagens pretendem nos dar. São no entanto poucos, muito poucos os indivíduos que nisso acreditam.

Comentários de Colaboradores, leitores e amigos do Raizonline

Melindres da imprensa - Por: Cecílio Elias Netto - A imprensa brasileira já sofreu mais do que o suficiente durante a ditadura militar. O retorno à liberdade se tornou um bem ainda mais valioso dado que, na maioria das vezes, apenas damos conta de um bem quando o perdemos. A liberdade da imprensa é fundamental para o fortalecimento de povos e nações democráticos. Mas não se trata, no entanto, de uma liberdade incondicional, um direito sem deveres, liberdade gratuita. A liberdade implica responsabilidade. E, portanto, também deveres.

A Coluna de Jorge M. Pinto - Casos ao Acaso - Repositório de episódios vividos

JORGE COELHO - Escrito por Arlete Brasil Deretti Fernandes - O menestrel do amor, da natureza e da vida, em seu recente livro Triângulo das Bernunças, cita logo abaixo do criativo título: «Somos assim meio gente, meio Bernunça, ora o mundo nos engole, ora engolimos o mundo»

Florbela e Marco Aurélio - Por Daniel Teixeira - Sobre Marco Aurélio e Florbela teremos de nos socorrer de uma longa citação vindo a incluir alguns aspectos que desvendam o tipo de relacionamento directo e subjectivo de Florbela com seu irmão:Começa assim a introdução à publicação póstuma do livro «As máscaras do destino», publicado em 1932 e dedicado «A meu querido irmão, ao meu querido morto»:

The Spirit, de Will Eisner e, outros super heróis adaptados para o cinema....Por: Se Gyn - Diante da minha paixão inveterada por histórias em quadrinhos, muita gente já me perguntou a razão desse gosto. Como um apaixonado pela coisa, respondo que as HQs (ou, como dizem os portugueses, bandas desenhadas) é uma mídia que tem sua própria forma de comunicação, unindo de uma forma muito original, história, texto, desenhos e cores.

Lévi-Strauss - O Pensador que nos ofereceu um modo de entender o humano como sistema de relação. - Por Arlete Deretti Fernandes - Nascido em Bruxelas, na Bélgica, Lévi-Strauss foi um dos grandes pensadores do século 20. Ele, tornou-se conhecido na França, onde seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da antropologia. Filho de um artista e membro de uma família judia francesa intelectual, estudou na Universidade de Paris.

Colans - Por Manuel Fragata de Morais - Esta crónica, verídica, escrevia-a em Maio de 2005 e foi uma das que mais prazer me deu a compô-la, por isso, já tantos anos passados, desejo compartilhá-la novamente convosco. Ao olhar para a televisão, numa notícia sobre os casamentos homossexuais, logo me recordei deste meu trabalho, escrito durante as olimpíadas de Sidney, na Austrália, quando a minha virilidade fora tão abjectamente posta em causa. Logo eu, hum?!... Assim, permitam-me que vos reconte o rocambolesco acontecimento, muito antes da Bruna(o) e do seu jovem «marido» darem este passo de puro avant - guardismo nacional.

O MEU PRIMEIRO LIVRO‏ - O Lançamento foi a 27 de Novembro na Cidade da Praia - Veja Fotos do Evento - Por João Pereira Furtado - A Editora Temas Originais acaba de publicar o meu primeiro livro «A Arvore de Fruta-Pão e Outros Contos».

Palestra sobre Natália Correia - Por Liliana Josué - NATALIA CORREIA PALESTRA DE LILIANA JOSUE NO PALACIO DAS GALVEIAS, NO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2009 - Dados Biográficos de Natália Correia. - Natália Correia nasceu a 13 de Setembro de 1923, em Ponta Delgada, Açores, e faleceu a 16 de Março de 1993 em Lisboa. Era filha de Maria José Oliveira e de Manuel Medeiros Correia. Teve uma irmã mais velha chamada Carmen Oliveira Correia. Todos eles de Ponta Delgada. O seu estrato social pode integrar-se na média burguesia.

LUUANDA - De Luandino Vieira - Por Arlete Deretti Fernandes - As três narrativas reunidas neste livro, retratam a dura realidade dos musseques angolanos – os bairros pobres de Luanda, onde o próprio autor viveu. «Minha preocupação era ser o mais fiel possível àquela realidade. [...] Se a fome, a exploração, o desemprego, surgem com muita evidência [...] é porque isso era – digamos assim – o aquário onde meus personagens e eu circulávamos», afirma Luandino.

Coluna de Jorge Vicente - Philip Pullman, excerto de A Torre dos Anjos- Will apercebeu-se, pela primeira vez, aos sete anos, de que a mãe era diferente das outras pessoas e que ele tinha de tomar conta dela.; The Host (Joon- Ho Bong) - Quando fui ao clube de vídeo para alugar The Host, avisaram-me: o filme não é grande coisa, os efeitos especiais são bastante bons, mas a história é inexistente. Torci um pouco o nariz porque sabia que o filme era sul-coreano e tinha recebido óptimas críticas, embora, muitas vezes, as críticas sejam enganadoras.

Contemplando «The son of man» e outros quadros de Magritte...Por: Se Gyn - Rene Magritte (1898-1967) era um artista que não tinha a verve imagética do Dali, bastante ligada à mitologia e, ao mundo onírico - até porque, nem aceitava a classificação de surrealista, preferindo dizer que sua pintura era de natureza metafísica, representanto uma espécie de realismo mágico.

Seleções do Jornal RAIZONLINE - REGULAMENTO - O Jornal Raizonline leva a efeito uma recolha de textos a publicar em livro com distribuição prevista para o princípio do primeiro semestre de 2010 cujas condições de recolha, selecção e elaboração constam do seguinte Regulamento.

MADAME BOVARY, DE GUSTAVE FLAUBERT - Por Arlete Deretti Fernandes - No livro de Italo Calvino, Por Que Ler os Clássicos? (Cia das Letras, 1994),o autor oferece várias definições do que é um clássico. Numa das propostas, cita o seguinte: «Dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições para apreciá-los.»

Florbela Espanca e a decadência portuguesa - Por Daniel Teixeira - O maior volume da crítica social e intelectual anti – capitalista – monopolista - colonialista existente um pouco por todo o mundo ocidental no período em que Florbela Espanca viveu não sabe exactamente aquilo que quer e dirige-se sobre vários campos;

ONDJAKI - Por Arlete Deretti Fernandes - Conheci Ondjaki em novembro de 2007, num Encontro de Professores de Literaturas Africanas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Só quando o cavalo falar - Conto de Martim Afonso Fernandes - Era uma antiga cidade, onde sómente o rei mandava, tudo decidia, inclusive as decisões da Corte do Tribunal de Justiça eram palavras finais dele.

Bento - Conto de Abilio Pacheco - No bar, à noitinha, homens jogam sinuca, bebem, falam das mulheres que passam na rua... Bento sai do trabalho; cansado, camisa batendo de suor, para em frente ao bar, entra, senta, pede uma cerveja... bebê o primeiro copo de um só gole e pensa na vida:

Contos da Horta Comunitária 713 Norte, com 103 espécies de ervas medicinais e ornamentais e 19 espécies de animais silvestres livres, na área pública em frente ao Bloco B residencial da 713 Norte - Brasília. - Por Sandra Fayad - AMOR DISTANTE - Recebi o e-mail de uma moça do Rio de Janeiro que tem o mesmo nome da minha mãe. A mensagem dizia: «Bom dia, Faço parte de um grupo que se reúne uma vez por mês, para mentalização p/o Planeta. Gostaria de saber se posso utilizar o seu texto «Mãe - Terra».

O sapo que prendeu um boi por uma perna - Conto por Maria Petronilho - Gordo, pintalgado, vaidoso, o sapo Adaúlfo disputava quantas sapas havia nas redondezas e era o pai e o avô de centenas de girinos. Corria com todo o sapo, rã-macho e salamandro ... era um bicho de respeito!

Borbololetas - Da Guerra à Paz - Conto / Crónica Por Sandra Fayad - Na Horta Comunitária há pássaros como o sabiá-laranjeira, sabiá-amarelo e o rajado, que fazem ninhos na mangueira e cantam maravilhosamente todas as manhãs na primavera-verão (no frio, ficam mais reclusos como eu ...).

A NOIVA DE PRETO - Conto por João Furtado - A Sofia estava no último ano do Liceu. Ela tinha boa nota e queria continuar com média alta para poder ser merecedora de uma bolsa de estudos. Sabia que os pais não tinham meios para lhe pagar e os irmãos ajudavam, mas não queria ser uma sobrecarga. Queria estudar por mérito próprio. A ordem era estudar, estudar, estudar.

MARIO FONSECA E O MUNDO - Poema de João Furtado

Coluna de Liliana Josué - Poema HARPEJOS DE FELICIDADE, Poema Remoinho, Poema Eu

IPê VERDE - Por albina - Prezados editores do RAIZONLINE - Foi com muita emoção que «revi» o meu IPÊ VERDE, que está na foto da edição 38 de setembro de 2009. Infelizmente, um dia de temporal muito forte levou a belissima árvore que enfeitava a calçada da minha casa. Esta foto foi tirada da janela do meu quarto, exatamente dois meses antes da «tragédia».

DEZEMBROS - Poema de Abilio Pacheco

Poema de João Furtado - AMOR DE MAE

Poemas de Jorge Vicente

POEMA UM - Poema de Jorge Vicente

POEMA DOIS - Poema de Jorge Vicente

POEMA TRES - Poema de Jorge Vicente

NUVEM - Poema de Jorge Vicente

A Coluna de José Geraldo Martinez - Poemas : QUERO...- DEIXA...- AVE- MARIA...- Não Cresça! - A ESPERA ...- GRANDE! Dueto / Entrelace José Geraldo Martinez - Maria Luiza Bonini; Estrofes impares José Geraldo Martinez, estrofes pares Maria Luiza Bonini.

Poemas de Ilona Bastos - BAILADOS DE GAIVOTAS - A ESTA HORA NAO CHILREIAM OS PASSAROS

POESIA DE ARLETE PIEDADE - Poema : Quero ser uma oliveira - Poema: Sonhei contigo, pai! - Poema: A gatinha - Poema: Noite das Bruxas

Poesia de Mário Matta e Silva - Viagem no Bando - A Ti Galafura de Torgas

Poemas de Patrícia Neme - Maktub - Se... - Soneto do Amor Singelo

A carne do sol - Poema de Se Gyn

Poemas de Sandra Fayad - Futuro do Pretérito - MUNDO AZEDO; (Poema Sintipo (*) VII) - SEROTONINA

Poesia de India Libriana - DESESPERO DE UMA LAGRIMA - ESTAR SEM TI

POESIA DE JOSE MANUEL VERISSIMO - P’ra já só Poema Mesmo

Poema de Maria Petronilho - Antemanhã

Poesia de José Manuel Veríssimo - CANTIGA DE AMIGO

Poemas de Pequenina - PRIMAVERA - Já não sou mais eu - No zunir do vento...

Coluna de Denise Severgnini - Poema: ALMAS NEGRAS - Poema : Osculo Ausente - Texto: Depressão e Escrita - Escrevo. Exponho o que sinto ou aquilo que eu gostaria de sentir naquele momento...O alívio vem...A vida é boa e devemos vive-la da melhor maneira possível . Carregando e aceitando nossos problemas , que podem ser bem menores que os problemas do vizinho.

CAVALGADA NOTURNA- Poema de Sá de Freitas

Poema de Arlete Piedade - A Vida

Coluna Poética de Sá de Freitas - Marcas em nossas mãos - Ainda há tanta vida a ser vivida - A INTERESSEIRA - SOFREMOS MUITO?

Maria da Fonseca - Poemas -

A Lenda de S. Vicente -

HOLOCAUSTO -

PRENUNCIO DA PRIMAVERA -

VIVER EM HARMONIA-

A FERNANDO PESSOA -

Acto de Fé

Psicanálise à República - Poema por Mário Matta e Silva

Prosas e Poéticas - Por Ilona Bastos - Olhares - Tudo se resume a um olhar sobre o mundo e ao desvendar das maravilhas que encerra. Já em criança o fazia: colhia flores, apanhava pedrinhas, folhas, conchinhas, e trazia-as para casa. Acabavam, depois, por secar entre as folhas de um livro, perder-se ou ir parar ao cesto dos papéis, essas jóias tão acarinhadas.

Coluna de Maria Petronilho - Poemas: O mais nada era; Em busca de uma centelha ; O circulo do ar; As flores

Poemas de Manuela Pittet - Embalada...- Ser, sem nenhuma questão...- Estrela para um Mago

CENTRO CULTURAL EQUUSPOLIS - GOLEGÃ - EXPOSIÇÃO DE PINTURA - «SILHUETAS ABSTRUSAS» - LUIS ATHOUGUIA - 4 DEZ / 3 JAN

Birdwatchers - Terra Vermelha - Filme de Marco Bechis - O suicídio de duas meninas Guarani - Kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco.

Crookers estreiam-se no Porto dia 18 de Dezembro - A dupla italiana Crookers estreia-se no Porto dia 18 de Dezembro, em mais uma edição do Clash Club a realizar no Teatro Sá da Bandeira.O evento será complementado com as actuações de Fritus Potatoes Suicide, Double Damage e Cpt. Luvlace.

Abílio Pacheco - Notas biográficas - Sobre mim - Sou professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança. Trabalhei por 5 anos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA (antes Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFETPa), onde ajudei a instalar o curso de Licenciatura em Letras e fui coordenador do mesmo.

Maria das Candeias Leal - Biografia - Maria das Candeias Leal, nasceu a 4 de Janeiro de 1952, na freguesia da Candelária ilha do Pico Açores. Fez a quarta classe, aprendeu a arte da costura com sua avó materna, casou aos 18 anos, ficou na ilha, onde lhe nasceu o primeiro filho. Em 1973 acaba por emigrar para o Canadá onde , já em Toronto lhe nasce mais um casal. Segue os trilhos tradicionais da divisão das tarefas de mãe, dona de casa, operária, e o que mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário