Presidentes da Comissão, do Parlamento e do Conselho Europeu debatem a luta contra a pobreza e a exclusão social com líderes religiosos europeus
Cerca de vinte altos representantes das religiões cristã, judaica e muçulmana, assim como das comunidades Sikh e Hindu, reuniram-se a 19 de Julho em Bruxelas a convite do Presidente Durão Barroso, num encontro co-presidido pelo Presidente do PE, Jerzy Buzek, e pelo Presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy. Na reunião foram debatidas formas de combater a pobreza e a exclusão social, um dos imperativos da governação europeia. Desenvolvimento em IP/10/967 e MEMO/10/342.
O maior investimento de sempre da Europa em investigação e inovação: 6,4 mil milhões de euros para o crescimento inteligente e a criação de empregos
A Comissária responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, anunciou a 19 de Julho que a Comissão vai investir cerca de 6,4 mil milhões de euros em investigação e inovação. Este financiamento é o maior alguma vez efectuado neste domínio e abrangerá uma grande diversidade de disciplinas científicas, sectores e áreas comerciais. Permitirá efectuar progressos científicos e reforçar a competitividade da UE, contribuindo para superar desafios como as alterações climáticas, a segurança energética e alimentar, a saúde ou o envelhecimento da população. Poderão beneficiar de financiamento cerca de 16 000 participantes oriundos de organismos de investigação, universidades e mundo empresarial, sobretudo das pequenas e médias empresas. As subvenções vão ser atribuídas através de convites à apresentação de propostas e de avaliações a efectuar nos próximos 14 meses. No dia 20 de Julho são oficialmente publicados vários convites. Esta verba visa estimular a economia e deverá permitir a criação de mais de 165 000 empregos. Trata-se de um investimento a longo prazo na criação de uma Europa mais "inteligente", sustentável e equitativa, que constitui um elemento fundamental da Estratégia «Europa 2020» da UE, designadamente da iniciativa «Uma União para a Inovação» a lançar no próximo Outono. Desenvolvimento em IP/10/966 e MEMO/10/339.
UE apoia a cooperação com países vizinhos no domínio do ensino superior
A Comissão Europeia decidiu a 19 de julho disponibilizar 30,4 milhões de euros para apoiar projectos no domínio do ensino superior na Rússia e nos países abrangidos pela Política Europeia de Vizinhança. Os projectos destinam-se a promover a criação de redes e a execução de projectos conjuntos e parcerias entre instituições de ambas as partes. Desenvolvimento em IP/10/968.
Coluna de Abilio Lima no Jornal Raizonline http://www.raizonline.com/vinteeoito.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário