segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pesca: Comissão Europeia propõe possibilidades de pesca no Mar Báltico para 2011

Pesca: Comissão Europeia propõe possibilidades de pesca no Mar Báltico para 2011


A Comissão Europeia apresentou a sua proposta de possibilidades de pesca para 2011 relativa às unidades populacionais do Mar Báltico. Com base em pareceres científicos, a Comissão propõe aumentar as possibilidades de pesca do bacalhau do Mar Báltico, mas de reduzir consideravelmente as possibilidades aplicáveis às unidades populacionais pelágicas (arenque e espadilha). A proposta de possibilidades de pesca será examinada em Outubro por ocasião do Conselho «Pesca». Desenvolvimento em IP/10/1132 e MEMO/10/413.

Auxílios estatais e crise económica

A Comissão publica uma panorâmica das medidas nacionais adoptadas em resposta à crise económica e financeira. Desenvolvimento em MEMO/10/411.
Agosto de 2010: taxa de inflação anual desce para 1,6% na zona euro e para 2% na UE
Em Agosto, a taxa de inflação anual da zona euro foi de 1,6%, em comparação com 1,7% no mês anterior. Um ano antes, a inflação fora de -0,2%. A taxa de inflação mensal foi de 0,2% em Agosto de 2010. A taxa de inflação anual da UE foi de 2% em Agosto de 2010, face a 2,1% em Julho. Um ano antes, a taxa foi de 0,6%. A taxa de inflação mensal foi de 0,2% em Agosto de 2010. Info em STAT/10/135.

Coluna de Abilio Lima : http://www.raizonline.com/vinteeoito.htm

Maior segurança e transparência nos mercados de derivados na Europa

Maior segurança e transparência nos mercados de derivados na Europa

No quadro dos seus esforços para aumentar a solidez do sistema financeiro, a Comissão Europeia apresentou a 15 de Setembro uma proposta de regulamento que visa aumentar a segurança e a transparência da negociação de instrumentos derivados no mercado de balcão (derivados OTC, ou seja, instrumentos derivados que não são negociados numa bolsa de valores, mas sim em privado, entre duas contrapartes). A Comissão propõe que a informação relativa aos contratos de derivados OTC seja comunicada a centros de recolha de dados, aos quais as autoridades de supervisão terão acesso. Todos os participantes no mercado receberão mais informação. A Comissão propõe ainda que a compensação dos contratos de derivados OTC, quando celebrados de acordo com um modelo normal, seja feita através de contrapartes centrais (CC). Dessa forma, reduzir-se-á o risco de crédito de contraparte, ou seja, o risco de incumprimento do contrato por uma das partes. A proposta da Comissão, plenamente conforme com os compromissos assumidos pela UE a nível do G20 e com a abordagem adoptada pelos Estados Unidos, será agora apresentada ao Parlamento Europeu e aos Estados-Membros da UE, que a deverão analisar. Uma vez adoptado, o regulamento entrará em vigor a partir do final de 2012. Desenvolvimento em IP/10/1125 e MEMO/10/410.

Coluna de Abilio Lima : http://www.raizonline.com/vinteeoito.htm

domingo, 26 de setembro de 2010

António Damásio distinguido com Prémio Honda

Investigador português António Damásio distinguido com mais um importante prémio

Pela sua "pioneira contribuição para o mundo das neurociências", o cientista português António Damásio foi galardoado com o Prémio Honda. O investigador, que lança amanhã em Portugal a sua mais recente obra - «O Livro da Consciência» -, é actualmente director do Brain and Creativity Institute, da Universidade do Sul da Califórnia.

Atribuída pela Fundação japonesa com o mesmo nome, esta distinção é uma das mais importantes na área científica.

A Fundação reconhece Damásio pela sua influente teoria «somatic-marker hypothesis», que explica o papel crucial da emoção na tomada de decisões. Segundo o autor, as decisões são auxiliadas por "marcadores somáticos", modificações do estado do corpo que correspondem a reacções emocionais.

Fonte:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=45210&op=all


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nos dias 25 e 26 de Setembro, Feira de Valorização Orgânica no Parque da Lavandeira (Vila Nova de Gaia)

Nos dias 25 e 26 de Setembro, Feira de Valorização Orgânica no Parque da Lavandeira (Vila Nova de Gaia)

Feira de Valorização Orgânica

stands expositivos | apresentações | actividades culturais e de animação| conversas abertas sobre temas de actualidade, tudo num só local 

Porque se torna necessário completar o circuito da valorização com a fracção orgânica, porque a disseminação de hábitos mais sustentáveis ganham terreno cada dia e porque cada um tem uma palavra a dizer sobre os recursos de todos, realiza-se uma Feira da Valorização Orgânica, no Parque da Lavandeira, nos dias 25 e 26 de Setembro.
Esta Feira é promovida pelo Intervir+, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa integrado no projecto "Jovens, Ambiente e Cidadania na Região Norte" e conta com o co-financiamento em 75% do FEDER/UE, no âmbito do QREN.
Os parceiros deste evento são:  a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; o Centro Regional de Excelência do Porto; a DREN; a Organização para a Promoção dos Ecoclubes;
o Parque Biológico de Gaia e a SulDouro.
 

Equipa do projecto Jovens, Ambiente e Cidadania na Região Norte
jovens.ambiente.cidadania@gmail.com
***
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa
Rua Dr. António Bernardino de Almeida
4200-072 PORTO
Tel.: +351 225580032 | Fax: +351 225090351 | Tlm.: +351 962 989 557

 

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

“Fé, calúnias religiosas e liberdade de expressão”

"Fé, calúnias religiosas e liberdade de expressão"

O Pen Clube Internacional (que existe para promover a paz, a integração e a cooperação entre escritores do mundo inteiro), realiza um encontro com o objetivo de proteger os seres humanos, acima de suas crenças. As organizações que representam os autores, artistas e jornalistas que professam toda e qualquer religião (ou nenhuma) se colocam contra qualquer interdição ou crítica religiosa. O Pen Clube foca sua inquietação, principalmente, sobre O Comitê das Nações Unidas que estabeleceu, na Conferência Islâmica de 2007, ao lado de um grupo de países africanos, um pacto para banir a perseguição religiosa. O encontro do Pen Clube Internacional será realizado em Genebra, Suíça, na sede das Nações Unidas, sala XXI, às 13h, no dia 16 de setembro de 2010. Participam como palestrantes Dr. Agnes Callamard, director do Pen Club (Reino Unido), Professor Tariq Ramadan (Suiça) e Budhy Rahman, da Asia Foundation (Indonésia). Vai atuar como moderador vai comparecer John Ralston Saul, escritor e Presidente do Pen Clube Internacional do Canadá. Para maiores informações fale com Alexis Krikorian,Diretor de Liberdade para Publicações no e.mail krikorian@internationalpublishers.org

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Taxa de poupança das famílias desce para 14,6% na zona euro e 13% na UE

Taxa de poupança das famílias desce para 14,6% na zona euro e 13% na UE

No primeiro trimestre de 2010, a taxa de poupança das famílias, após correcção das variações sazonais, e a taxa de investimento das famílias diminuíram tanto na zona euro como na União Europeia. Na zona euro, o rendimento real disponível das famílias diminuiu 0,6% em termos reais. A taxa de poupança das famílias baixou em ambas as zonas pelo terceiro trimestre consecutivo. Desenvolvimento em STAT/10/111.

• Fórum de Alto Nível procura superar os desafios no sector alimentar da UE

A Comissão Europeia decidiu a 30 de Julho prorrogar o mandato do Grupo de Alto Nível sobre a Capacidade Concorrencial da Indústria Agro-Alimentar, criando um Fórum de Alto Nível para melhorar o funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar no que se refere às relações contratuais, logística e competitividade. A indústria agro-alimentar representa 2% do PIB e 13,5% do emprego no sector transformador da UE. Abrange cerca de 310 000 empresas, incluindo algumas líderes a nível mundial. Tem um papel fundamental para satisfazer as necessidades dos consumidores da UE e contribui com uma produção anual de mais de 600 mil milhões de euros para a economia europeia. O sector entrou todavia num período de ajustamento na medida em que as preferências dos consumidores estão a mudar em virtude das alterações a nível de hábitos de consumo e do rendimento disponível, bem como das alterações demográficas. As preocupações dos consumidores quanto à segurança alimentar, às questões de saúde e aos preços praticados têm também imposto novas exigências ao sector. Desenvolvimento em
IP/10/1016


Coluna de Abilio Lima no Jornal Raizonline http://www.raizonline.com/vinteeoito.htm