quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chitas regressam ao Sul de Angola


Chitas regressam ao Sul de Angola

É um regresso histórico. As chitas voltaram ao Sul de Angola, após décadas de ausência de um país devastado por 27 anos de guerra civil. A novidade foi anunciada pelo Fundo de Conservação das Chitas, o CCF.

“Estive no Sul de Angola à procura de vestígios da presença de chitas e ficamos maravilhados por encontrarmos dois espécimes”, disse a investigadora do CCF, Laurie Marker.

Foi na província do Namibe que os felinos foram avistados, na zona do maior e mais antigo parque nacional de Angola, praticamente abandonado durante a guerra civil.

“O regresso da fauna selvagem é um benefício enorme para o país e para a biodiversidade de uma forma geral”, sublinhou, estimando que possa ter igualmente um impacto positivo no turismo, praticamente inexistente em Angola.

O Ministério do Ambiente de Angola tinha anunciado em janeiro a intenção de fazer de 2010 o Ano da Biodiversidade, por meio da recuperação de parques nacionais e da criação de novas zonas protegidas para as espécies selvagens.

No ano passado, os investigadores do CCF descobriram três palancas-negras, uma espécie ameaçada que só existe em Angola. O antílope é o símbolo do país e dá nome à respectiva seleção de futebol.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário