sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A migração no concelho de Alcoutim

O nosso amigo José Varzeano, defensor e divulgador das terras alcoutejanas, das suas especificidades,da sua história e da sua cultura, fez o favor de publicar no seu Blog (carregue na foto abaixo) um despretencioso trabalho meu o que muito agradeço.

Já agora, alcoutejanos ou não, leiam o Blog ALCOUTIM LIVRE, um dos poucos que conheço que trata os assuntos de uma micro - região com um detalhe mais que invejável e que vai desde a história à etnografia a retratos de personalidades marcantes...

«Parte de meu texto:

Na região de Alcoutim, mais concretamente em Alcaria Alta, num Monte da Freguesia de Giões, todos os anos passava pelo menos um mês das largas férias que então a Escola Primária e depois a Escola Secundária proporcionavam, e isto enquanto não comecei a trabalhar.
A agricultura da qual viviam os meus avós, melhor ou pior, era então vista em certas regiões como sendo «a arte de empobrecer alegremente» o que de facto acontecia com eles, por razões também externas ao próprio facto agrícola mas de alguma forma com ele relacionados em termos estruturais.



Sem comentários:

Enviar um comentário