domingo, 1 de novembro de 2009

RAIZONLINE 45 – INSCRIÇÕES PARA A SELECÇÃO EM LIVRO AVANÇAM ACELERADAS – FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO PODE TER DE HAVER RATEIO


TRABALHOS INSCRITOS para a Selecção Raizonline

Poema : A AGUA DO MAR EXPLODIU!; de MARIA DA FONSECA

Poema : A FERNANDO PESSOA; de MARIA DA FONSECA

Ver Biografia de Maria da Fonseca

Podemos viver sem medo? - Por Miriam Cristina Ubaldo - «Enquanto uns fazem amor, outros fazem guerra e ainda há quem consiga fazer as duas coisas ao mesmo tempo no mesmo espaço». krica - Vivemos tempos extremamente neuróticos e competitivos onde a busca da perfeição se torna a chave da sobrevivência. Resistimos a tufões, secas, terramotos, tsunamis, crises econômicas, guerras sociais e tantos outros holocaustos, mas ainda a maior guerra de todas travamos dentro de nós.

Ver Biografia de Miriam Cristina Ubaldo

O Ritual do café - Poema de Ilona Bastos

Ver Biografia de Ilona Bastos

A saída é estudar - Por Valdeck Almeida de Jesus - A geografia do mundo moderno já está estabelecida. Poucos são os países que ainda lutam com armas bélicas para garantir seus territórios ou para incorporar mais alguns quilômetros de terra ou mar ao seu mapa geográfico.

Ver Biografia de Valdeck Almeida de Jesus.

O DIA DOS ENTERROS - Conto de João Furtado - Recebi com consternação a notícia. Convivemos com a morte desde que nascemos, mais jamais nos habituamos com ela. Principalmente se conhecemos a pessoa que morreu, como era o caso.

Ver Biografia de João Furtado - Nota. Descer a página se faz favor

Os homens também choram !- Conto Por Arlete Piedade - Eram apenas sete horas da manhã, naquele dia do início de Março, mas o calor já se adivinhava insuportável.O carro estava parado na fila do meio na auto-estrada , como em todas as manhãs dos últimos cinco anos e Manuel tentava conter a ansiedade como sempre em todos os outros dias em que se dirigia para o trabalho.

Ver Biografia de Arlete Piedade

20 Anos sem axé - Autor Valdeck Almeida de Jesus - Saí na quinta-feira, 03.02.2005, em pleno carnaval, com meu filho Júnior para dar uma olhada no Circuito Batatinha, Centro Histórico de Salvador.Pensava sobre o que Daniela Mercury havia falado, em uma entrevista televisiva, enfatizando que a Axé Music não possuía registro histórico, quando, de supetão, fui indagado por Júnior: «Pai, por que só tem negão tocando nas bandas aqui no Pelourinho?»

Ver Biografia de Valdeck Almeida de Jesus.

Grupo Instrumental: Um Método de Ensino. - Por Marcelo Torca - A música proporciona vários caminhos, são vários estilos musicais existentes, a formação musical também possui os seus próprios caminhos, onde depende de quem e como será repassada esta formação (Tem Link para a biografia do autor).

Fim da relação de trabalhos inscritos para a Selecção Raizonline

URUGUAI: EX-GUERRILHEIRO, JOSE MUJICA PODE FAZER HISTORIA - O senador José Mujica, candidato da coalizão governista Frente Ampla, poderá entrar para a história do Uruguai caso seja eleito o primeiro ex-guerrilheiro preso durante a ditadura (1973-1985) a ocupar a presidência do país - (Actualização) - Ex-guerrilheiro não evita segunda volta - Eleição presidencial levada para um frente-a-frente entre José Mujica e o ex-presidente Alberto Lacalle..

Piadas Decentes

Boaventura de Sousa Santos condecorado pelo Governo Brasileiro - A Gran - Cruz da Ordem do Mérito Cultural será entregue ao sociólogo português por Lula da Silva - O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, foi condecorado pelo Governo Brasileiro com a Gran - Cruz da Ordem do Mérito Cultural de 2009.

Viver na gandaia e continuar a ser gente - Estamos na lixeira do Hulene - nos arredores da cidade de Maputo - onde o tempo, para aqueles que vivem na gandaia (acto de revolver lixo), não conta. É um território estranho, desumano, repugnante e, até certo ponto, cruel. Vivem ali - dos detritos que são despejados diariamente - homens de todas as idades, incluindo velhos e crianças, que nos vão dizer, sem qualquer remorso, que «nós comemos carne todos os dias».

Cantinho dos animais sozinhos - Cadelinha encontrada nas Sesmarias - Esta cadelinha de porte mini apareceu na quinta feira dia 8 de Outubro no quintal de uma casa nas Sesmarias. Não se sabe se conseguiu entrar pelo portão saltando a rede do portão ou se alguém a colocou lá dentro. É muito meiguinha e doce. Aproximadamente 8 meses.Não tem chip nem coleira. Será entregue a quem provar ser o seu dono. Contactos: 962 985 399

Coluna de Abílio Lima - Neste jornal Abílio Lima desenvolve a parte noticiosa e informativa dos eventos que têm lugar a nível comunitário relacionados directa ou indirectamente com Portugal ao mesmo tempo que prestará os esclarecimentos que lhe forem solicitados sobre agricultura, programas comunitários, formas de candidatura a programas comunitários e de uma forma geral tudo o que esteja relacionado com a agricultura e a União Europeia.

Batalha mundial pela posse de terras agrícolas - Uma nova colonização ou uma oportunidade de desenvolvimento? - Ao longo dos últimos 18 meses, aquisições em larga escala de terras agrícolas em África, América Latina, Ásia Central e Sudeste Asiático têm feito manchete nos meios de comunicação social internacional. Terras que há poucos anos eram consideradas sem interesse para os investidores internacionais, começam agora a despertar a cobiça de fundos soberanos dos países produtores de petróleo, de empresas públicas de economias emergentes como a China e Índia, ou de empresas privadas ocidentais.

Coluna de Tom Coelho - Tom Coelho, tem formação em Publicidade pela ESPM e Economia pela USP, tem especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP. É mestrando em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente pelo Senac.

Vida Associativa - Por Tom Coelho - «Quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens.» (Jean-Paul Sartre)A vida associativa é um instrumento de exercício da sociabilidade. Por meio dela você conquista novos amigos, expande seus conhecimentos, exercita a liderança e atua como agente transformador da sociedade.

Coluna de Ricardo Dorés - Com formação acadêmica em Direito e especialização em Marketing, ocupou no mercado as posições de Diretor de Unidades de Negócios, Gerente de Unidade de Negócio, Gerente Nacional de Vendas, Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Gerente de Treinamento de Vendas, Supervisor de Vendas, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, tais como: 3M, Pfizer, Glaxo, IMB, Itaú Seguros, dentre outras. E, há 10 anos, consultor empresarial e palestrante.

A importância do cartão de visita no relacionamento profissional por Ricardo Dorés- O cartão de visita é um dos itens mais importantes em um contato profissional.Para os orientais, o valor do cartão de visitas é tão expressivo que o recebimento dele é feito com as duas mãos. E por meio dele que a pessoa do profissional e a empresa que ele representa iniciam uma interação que lhes oferece a possibilidade de serem conhecidos pelo outro.

Geocities - «Democratizador da Internet» oficialmente encerrado - Proliferação das redes sociais e blogues ditou o fim do Geocities - O Geocities, precedente das actuais redes sociais e blogues foi encerrado na passada segunda-feira, devido à queda de popularidade entre os internautas.

FABRICIANO - Eleições - BENEDITO FRANCO- As leis são feitas e impostas pela classe dominante, conforme seus interesses, para os dominados obedecerem-nas e as seguirem. Quando eu menino em Fabriciano - nem distrito era de Antonio Dias, MG - no tempo das eleições, as únicas propagandas eram numerosas células entregues nas casas e jogadas na rua - praticamente só uma rua existia - impressas, em sua maioria, em papel jornal.

Coluna de Rosa Pena - Um pouco antes da primavera - Nas semanas que antecedem a primavera começo a criar novas expectativas. Vivo movida por elas. Em cada estação tenho uma. Nesse inverno tive a sensação do pré-catártico, do pré-apocalíptico e num é que os ventos tentaram me derrubar? Paranóia delirante - Amor... Meu amor. Como nós somos belos! Completamente lindos! Com você não tenho medo de ser frágil, de ser boba, de ser feia, pois me sinto sempre bonita, de ser eu, de ser partida. Você, ternura, me cola por inteiro!

Os novos fiscais - Crónica por Haroldo P. Barboza - Nossos governantes podem reduzir ainda mais seus gastos públicos. Basta extinguir a categoria de fiscais. Podemos afirmar isto em função do histórico que temos nos últimos 50 anos .

Arlete Piedade almoça com colaboradoras do Raizonline - Provando que se pode passar do virtual para o real, a nossa chefe de redacção deslocou-se a Lisboa no passado dia 18 de Outubro, domingo, e aproveitou a oportunidade para um encontro ao vivo, almoçando com as nossas queridas colaboradoras, as distintas poetisas Maria da Fonseca e Ilona Bastos.

Colunas de Francis Raposo Ferreira - Cultura Justa(curta)- Poema; O Velho e a Criança - Crónica - Ao entrar no autocarro, ele, procurou descortinar um lugar vago, normalmente não se importava de viajar em pé, mas, naquele dia, sentia-se extremamente cansado, tivera um dia extenuante.; Sopa dos Pobres - Poema ; Delinquência Infantil - Crónica - Hoje, mais do que nunca, somos constantemente confrontados sobre delinquência infantil, Bullying e outros fenómenos sociais que lhe estão associados.

Da Terrinha VI - O tio Poste...por Se Gyn - Eu e o amigo Batata partimos para uma pescaria à tardinha, no ribeirão dos Moleques, nuns poços abaixo do rancho do Santo. Levamos, é claro, uma dúzia de garrafas de cerveja, pra ir matando o tempo.

Dia da Criança - Por Arlete Deretti Fernandes - Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de instituir o dia das crianças. Os demais deputados aprovaram o projeto e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, em 5 de novembro de 1924.

ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS - Crónica por José Pedreira da Cruz - Naquela época minha terra não passava de um vilarejo contendo umas oitenta casinhas perdidas no meio do nada, e eu era muito pequeno, mais ainda me lembro perfeitamente de um episódio vivenciado por lá.

Coluna Um - Selecções - II - Entramos na fase «executiva» - Daniel Teixeira - continuamos nesta semana a publicar os trabalhos e referências dos autores dos trabalhos já inscritos. Vamos acelerando...

A COLUNA DE ARLETE PIEDADE - Dia de Todos os Santos versus Halloween - Celebrou-se no último domingo, dia 1 de Novembro, o Dia de Todos os Santos, chamado Dia das Bruxas ou Halloween nos países de tradição anglo-saxónica.

Histórias da Vida Real - Crónicas por Martim Afonso Fernandes - Matou com a Razão - Os tempos mudaram os costumes, máquinas, aparelhos, balanças e muitas coisas. Jardas, alqueires, quadras, milhas, litro, mão, braças, are, hectare.

Melindres da imprensa - Por: Cecílio Elias Netto - A imprensa brasileira já sofreu mais do que o suficiente durante a ditadura militar. O retorno à liberdade se tornou um bem ainda mais valioso dado que, na maioria das vezes, apenas damos conta de um bem quando o perdemos. A liberdade da imprensa é fundamental para o fortalecimento de povos e nações democráticos. Mas não se trata, no entanto, de uma liberdade incondicional, um direito sem deveres, liberdade gratuita. A liberdade implica responsabilidade. E, portanto, também deveres.

VER E SENTIR (Crónica XXXIX por Cristina Maia Caetano - Poderá, alguém, entender o amor sem o ter experimentado? Poderá alguém nessas circunstâncias dizer que ele existe? Que é fundamental para a vida?

Histórias da Minha Terra - Por Arlete Piedade - O túmulo de Cabral - Durante este mês voltei a passar com frequência junto á casa onde viveu Pedro Alvares Cabral, que agora é a Casa do Brasil, bem como da Igreja da Graça, onde se encontra o seu túmulo. Ando a frequentar uma formação em primeiros socorros, numa escola que funciona num edifício antigo ao lado da igreja e do mesmo período.

Histórias da Vida Real - Crónicas por Martim Afonso Fernandes - UMA MULATA MUITO ESPERTA - Muitos animais sempre serviram de companheiros, amigos e prestadores de serviços aos seus amos, os homens. O cachorro é um excelente guarda, o boi ara a terra e trabalha no engenho. O cavalo e o burro servem para montaria e para outras atividades.

A Coluna de Jorge M. Pinto - Casos ao Acaso - Repositório de episódios vividos

Cartas ao Director - A publicação das Seleções do ano de 2009 do Jornal Raizonline estão em processo de análise e consideração nomeadamente sobre custos e preços do valor dos portes (nomeadamente para fora de Portugal) que não são pequenos, o que virá seguramente a repercutir-se sobre os números de volumes «vendidos». Estamos a tentar arranjar soluções que minimizem o problema mas um afago de donativos seria bem vindo neste período, de forma a fazer repercutir esses valores nos custos gerais. Agradece-se toda a atenção possível a esta questão...

O MEU PRIMEIRO LIVRO - Por João Pereira Furtado - A Editora Temas Originais acaba de publicar o meu primeiro livro «A Arvore de Fruta-Pão e Outros Contos». O lançamento será feito na Cidade da Praia brevemente.

O Imaginário no Texto Angolano - Por Manuel Fragata de Morais - Quando me veio a ideia de elaborar a presente antologia, de imediato se me colocou a grandeza e delicadeza da tarefa face à vasta gama de escritores nacionais, e sobre o que eu poderia antever como imaginário, fantástico, real e ou irreal, entre muitas outras perspectivas, numa sociedade em que as fronteiras entre o mundo visível e aquele invisível sempre estiveram tão intimamente ligadas.

MADAME BOVARY, DE GUSTAVE FLAUBERT - Por Arlete Deretti Fernandes - No livro de Italo Calvino, Por Que Ler os Clássicos? (Cia das Letras, 1994),o autor oferece várias definições do que é um clássico. Numa das propostas, cita o seguinte: «Dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições para apreciá-los.»

Florbela Espanca e a decadência portuguesa - Por Daniel Teixeira - O maior volume da crítica social e intelectual anti – capitalista – monopolista - colonialista existente um pouco por todo o mundo ocidental no período em que Florbela Espanca viveu não sabe exactamente aquilo que quer e dirige-se sobre vários campos;

ONDJAKI - Por Arlete Deretti Fernandes - Conheci Ondjaki em novembro de 2007, num Encontro de Professores de Literaturas Africanas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O impressionante Coringa de Heath Ledger, no novo filme do Batman.Por: Se Gyn - Heath Ledger levou as premiações do Globo de Ouro e Oscar (este, já póstumo) de melhor ator coadjuvante, pela sua performance como Coringa no filme Batman - O cavaleiro das trevas.

Porque é que os animais não têm linguagem? - Por Daniel Teixeira - David Hume diz-nos que é porque o animal não pensa, ou seja, não raciocina. Mas as palavras de David Hume levam-nos igualmente à aceitação da ideia de que, algumas atitudes ou palavras do homem não são também linguagem. Senão vejamos: «É impossível que a inferência do animal possa basear-se em algum processo de argumentação ou raciocínio, pelo qual ele conclua que eventos semelhantes devem seguir-se a objectos semelhantes e que o curso da natureza será sempre regular nas suas operações.» - diz Hume.

Magalhães – o escândalo da robotização da educação - Pais e público mantidos em ignorância acerca dos malefícios de um projecto que na Europa e na América já demonstrou a sua inutilidade.

Uma volta por Nova York - A Ilha de Manhattan - Escrito por Arlete Brasil Deretti Fernandes- Fotos de Tiago Deretti Fernandes- No estuário do Rio Hudson localiza-se a belíssima cidade de Nova York, capital do Estado de Nova York.

Ao Mestre com Carinho - Arlete Deretti Fernandes - «Todo aquele que passa por nossa vida, não vai só, Deixa um pouco de si e leva um pouco de nós». No dia «15 de outubro» é a data em que comemoramos em nosso país o Dia do Professor. Neste dia, em 1827 , Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Pelo dia do Mestre - Um dia basta? - Por Haroldo P. Barboza - Basicamente cada categoria tem seu dia no calendário cívico. Policiais, motoristas, médicos e professores (entre outros tantos) são lembrados pela sua importante participação na cadeia produtiva deste país. O «seu dia» deveria ser motivo de festa e alegria.

Coluna de Jorge Vicente - The Go-Between (L.P.Hartley) - Maaz (Christian Volckman) - No final do dia de hoje, tive a sensação de que nada existente no universo da Literatura interessa de facto, a não ser o próprio acto da criação literária e o acto de nos darmos aos outros, de modo gratuito e sem condições, seja através da humanidade de alguns autores seja através das suas personagens, que se nos atravessam na alma e que representam o mundo (o nosso mundo).
Seleções do Jornal RAIZONLINE - REGULAMENTO - O Jornal Raizonline leva a efeito uma recolha de textos a publicar em livro com distribuição prevista para o princípio do primeiro semestre de 2010 cujas condições de recolha, selecção e elaboração constam do seguinte Regulamento.

Contos da Horta Comunitária 713 Norte, com 103 espécies de ervas medicinais e ornamentais e 19 espécies de animais silvestres livres, na área pública em frente ao Bloco B residencial da 713 Norte - Brasília. - Por Sandra Fayad - Conto Real - Ghandi tinha razão - «O ato mais perfeito do homem é a paz. E por ser tão perfeito, tão cheio de si mesmo é também o mais difícil». Essa frase de Ghandi sempre me acompanhou. Tive um poster com uma foto dele em p/b e a frase escrita ao lado.

HORA MINGUADA - Conto por João Jurtado - A Maria chorava a morte do filho. Foi uma coisa inesperada. Ele estava bom, não tinha nem uma pequena dor de cabeça. Que podia esperar que a morte o surpreendesse de repente? Menino saudável e cheio de vida. Os seis meses de vida eram prova disto, nunca tinha ido com ele ao hospital.

A NOIVA DE PRETO - Conto por João Furtado - A Sofia estava no último ano do Liceu. Ela tinha boa nota e queria continuar com média alta para poder ser merecedora de uma bolsa de estudos. Sabia que os pais não tinham meios para lhe pagar e os irmãos ajudavam, mas não queria ser uma sobrecarga. Queria estudar por mérito próprio. A ordem era estudar, estudar, estudar.

Grades protetoras - Ficção por Haroldo P. Barboza - Afonso, 6 anos, curioso, puxou a mão do pai e lhe perguntou: - Paiê! Todos estes prédios de Esquesópolis (lugar onde o Povo esquece tudo com facilidade) foram construídos no século XX?

SE EU PUDESSE... GOSTARIA DE LHE DIZER! - CONTO Por Liliana Josué - Olá, boa tarde. Tenho todo o prazer, em mais uma vez, me encontrar a dialogar consigo. Como tem passado durante este período em que não nos vimos? Tudo bem? Fico muito satisfeita .

SKIPYE - MEU ATUAL COMPANHEIRO - Conto / Crónica Por Sandra Fayad - Skipye é um boxer de um ano e um mês de idade. Veio para nossa casa como os outros cães que já não nos fazem companhia, porque morreram ou desapareceram.

Poemas de Ilona Bastos - O Mundo é enorme - O FOGO E O VENTO

Poema de Maria Petronilho - Antemanhã

Coluna de Antônio Carlos Affonso dos Santos.- ACAS, o Caipira Urbano.- FESTA NO BREJO

Poesia de José Manuel Veríssimo - CANTIGA DE AMIGO
Gangorra da Liberdade - Poema social por Haroldo P. Barboza

Poemas de Pequenina - A voz dos desejos - Doce Magia - PRIMAVERA - Já não sou mais eu - No zunir do vento...

Coluna de Liliana Josué - Poema Serenidade - O último clipe do Rei Elvis Presley (com vídeo).

Coluna de Denise Severgnini - Poema: ALMAS NEGRAS - Poema : Osculo Ausente - Texto: Depressão e Escrita - Escrevo. Exponho o que sinto ou aquilo que eu gostaria de sentir naquele momento...O alívio vem...A vida é boa e devemos vive-la da melhor maneira possível . Carregando e aceitando nossos problemas , que podem ser bem menores que os problemas do vizinho.

Noite das Bruxas - Poema de Arlete Piedade

CAVALGADA NOTURNA- Poema de Sá de Freitas

ENTRE DESEJOS E PRAZERES - Manuel de Novas - Poemas de João Furtado

Poesia de Antônio Carlos Affonso dos Santos ACAS - Memórias

Poema de Arlete Piedade - A Vida

Coluna Poética de Sá de Freitas - Marcas em nossas mãos - Ainda há tanta vida a ser vivida - A INTERESSEIRA - SOFREMOS MUITO?

Maria da Fonseca - Poemas - A Lenda de S. Vicente - HOLOCAUSTO - PRENUNCIO DA PRIMAVERA - VIVER EM HARMONIA- A FERNANDO PESSOA - Acto de Fé

Psicanálise à República - Poema por Mário Matta e Silva

Prosas e Poéticas - Por Ilona Bastos - Olhares - Tudo se resume a um olhar sobre o mundo e ao desvendar das maravilhas que encerra. Já em criança o fazia: colhia flores, apanhava pedrinhas, folhas, conchinhas, e trazia-as para casa. Acabavam, depois, por secar entre as folhas de um livro, perder-se ou ir parar ao cesto dos papéis, essas jóias tão acarinhadas.

Coluna de Maria Petronilho - Poemas: O mais nada era; Em busca de uma centelha ; O circulo do ar; As flores

Tempo de menos - Poema por Haroldo P. Barboza - 4º. lugar – AMBEP 2009

Poemas de Patrícia Neme - VERSOS ETERNOS - Poema a Miguel K. Russowsky (in memoriam) - Num país como o nosso, pode-se comemorar o dia da criança? - Poema: PAI NOSSO - Poema: Adeus...

Poemas de Laila Murad - O Feitiço do Amor - Eu te Amo! - Momento de Amor

A Coluna de José Geraldo Martinez - Poemas : HOMEM COVARDE ! - O que será de nós? ; TODO TEU!

Poemas de Manuela Pittet - Embalada...- Ser, sem nenhuma questão...- Estrela para um Mago

Poemas de Sandra Fayad - SUAVIDADE PERIGOSA - SONETO DOS NAMORADOS (NEM Q-BOA, NEM LIQUI-PAPER.Soneto dos Namorados) - SOMOS UM

Poesia de Mário Matta e Silva - CITADINO MUNDO - NOSTALGIA

Dois Poemas - Por Denise Severgnini - Sentindo a morte de perto - A Poetisa Fenecida

A Bicicleta de Faulkner em cena na Barraca - Até 29 de Novembro - A Bicicleta de Faulkner de Heather McDonald, encenação de Rita Lello, música de Bernardo Sassetti, e cenografia de Miguel Figueiredo. Maria do Céu Guerra, Rita Fernandes, Sérgio Moura Afonso e Susana Costa integram o elenco. O espectáculo está em cena de 5ª a Sábado às 22h00 e Domingo às 17h00

Birdwatchers - Terra Vermelha - Filme de Marco Bechis - O suicídio de duas meninas Guarani - Kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco.

Crookers estreiam-se no Porto dia 18 de Dezembro - A dupla italiana Crookers estreia-se no Porto dia 18 de Dezembro, em mais uma edição do Clash Club a realizar no Teatro Sá da Bandeira.O evento será complementado com as actuações de Fritus Potatoes Suicide, Double Damage e Cpt. Luvlace.

20º Amadora BD 2009 - O Festival Internacional de Banda Desenhada decorre entre os dias 23 de Outubro e 8 de Novembro tendo como espaço central o Fórum Luís de Camões, na Brandoa.

Apresentação do livro «CRIAMENTEARTE» - Livro reúne textos e pinturas de doentes mentais - A Fundação S. João de Deus apresentou em em Lisboa no dia 22 de Outubro, no Hotel D. Pedro Palace, o livro intitulado «CRIAMENTEARTE – Arte e Saúde Mental», que reúne pinturas e textos realizados por pessoas com doença mental.

Roberto Rillo Bíscaro - Resumo Biográfico - Roberto Rillo Bíscaro (42 anos), albino de família humilde residente em Penápolis, no interior de São Paulo.

Manuel Fragata de Morais - Notas Biográficas - Manuel Fragata de Morais, nasceu no Uíge, em Angola, em 1941. É diplomata de carreira com a categoria de Embaixador (Aposentado). Dos vários cargos que ocupou, destacam-se os de Director de Gabinete da Ministra dos Petróleos, Conselheiro e Secretário Geral da Conselho Nacional de Comunicação Social, Presidente da Comissão Directiva da União dos Escritores Angolanos e Vice-Ministro da Educação e Cultura, no Governo de Unidade e Reconciliação Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário